Black Friday: Assine a partir de 1,49/semana

Alemanha proíbe grupo neonazista que atuava desde a década de 1990

Mais de 200 policiais entraram nas casas de membros da organização Combat 18, nome em homenagem a Adolf Hitler

Por Da Redação
Atualizado em 4 jun 2024, 15h03 - Publicado em 23 jan 2020, 16h12

A Alemanha proibiu, nesta quinta-feira, 18, que o grupo neonazista Combat 18 continue exercendo suas atividades extremistas. Policiais realizaram buscas em todo o país na tentativa de reprimir a organização. Grupos neonazistas já são proibidos em muitos países europeus.

“A proibição de hoje é uma mensagem clara: o extremismo de direita e o antissemitismo não têm lugar em nossa sociedade”, declarou Horst Seehofer, ministro do Interior alemão.

Segundo a emissora alemã Deutsche Welle, cerca de 200 policiais realizaram buscas nas casas de membros do grupo em seis estados do país (Brandemburgo, Hesse, Mecklemburgo-Pomerânia Ocidental, Renânia do Norte-Vestfália, Renânia-Palatinado e Turíngia).

Entre os objetos apreendidos, estavam celulares, computadores portáteis, equipamentos de armazenamento de dados, roupas, itens de devoção ao nazismo e materiais de propaganda.

O nome da associação Combat 18 é uma homenagem ao ditador nazista Adolf Hitler, fazendo referência às suas iniciais, que são a primeira e oitava letras do alfabeto.

Continua após a publicidade

Sob o lema “o que for preciso”, o grupo se originou no Reino Unido na década de 1990, mas se espalhou para outros países.

Acredita-se que haja cerca de 20 membros da organização na Alemanha, onde é liderada por Stanley Röske e Robin Schmiemann. Schmiemann já foi preso por atirar em um tunisino.

Além da Europol, polícia da União Europeia, já haver alertado que o grupo era uma ameaça ao continente, pedidos pela proibição ganharam força desde o assassinato do político pró-refugiados Walter Lübcke, em junho de 2019. Acredita-se que o suspeito do assassinato tenha relações com membros do Combat 18.

O ministro Seehofer também afirmou que a existência de um grupo neonazista vai contra a constituição alemã: “A Lei Fundamental Alemã nos coloca uma espada afiada nas mãos com a proibição de associações, a fim de proteger efetivamente nossa ordem democrática e nosso sistema de valores”.

Publicidade

Imagem do bloco

4 Colunas 2 Conteúdo para assinantes

Vejinhas Conteúdo para assinantes

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Black Friday

A melhor notícia da Black Friday

BLACK
FRIDAY

MELHOR
OFERTA

Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 5,99/mês*

ou
BLACK
FRIDAY
Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba 4 Revistas no mês e tenha toda semana uma nova edição na sua casa (menos de R$10 por revista)

a partir de 39,96/mês

ou

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.