Black Friday: Assine a partir de 1,49/semana

Alemanha prende militantes neonazistas suspeitos de atacar estrangeiros

Célula agrediu imigrantes durante manifestações xenofóbicas em agosto e planejava ataques contra políticos e funcionários do governo

Por Da Redação
Atualizado em 1 out 2018, 21h16 - Publicado em 1 out 2018, 17h25

A polícia da Alemanha prendeu nesta segunda-feira (1º) seis homens suspeitos de formar uma organização militante de extrema-direita que atacou estrangeiros na cidade de Chemnitz, no leste do país. O grupo planejava atentados contra políticos e servidores públicos, informou a Procuradoria Federal.

Cerca de 100 policiais, apoiados por unidades do comando especial, detiveram os seis suspeitos, com idades entre 20 e 30 anos, graças a mandados expedidos pelo Tribunal Federal de Justiça no dia 28 de setembro, disse um procurador.

Eles são acusados de formar a “Revolução Chemnitz”, organização batizada com o nome da cidade onde o assassinato de um alemão em agosto passado desencadeou os piores episódios de violência da extrema-direita em décadas na Alemanha. A morte havia sido atribuída a imigrantes.

“Com base na informação que temos até agora, os suspeitos pertencem ao movimento hooligan, skinhead e neonazista da área de Chemnitz e se consideravam figuras de destaque do movimento de extrema-direita da Saxônia”, disseram procuradores.

O grupo planejava atacar políticos e servidores públicos. Os homens foram presos no Estado da Saxônia, que inclui Chemnitz, e na Baviera, região do sul da Alemanha.

Continua após a publicidade

Segundo os procuradores, cinco dos seis homens presos nesta segunda-feira atacaram e feriram imigrantes que moram na cidade, em 14 de setembro, usando garrafas de vidro, luvas de metal e armas de eletrochoque.

Em agosto, centenas de manifestantes da extrema-direita se reuniram no centro de Chemnitz e marcharam pelas ruas da cidade para “caçar imigrantes”. Estrangeiros também foram agredidos e assediados durante a passagem dos xenófobos.

Os manifestantes também entraram em confronto com grupos que protestavam contra a xenofobia. Entre gritos hostis de ambos os lados, algumas pessoas lançaram garrafas e objetos pirotécnicos contra o grupo contrário.

Continua após a publicidade

Pouco depois, um restaurante judeu da cidade foi alvo de um ataque de caráter aparentemente antissemita.

(Com Reuters)

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Black Friday

A melhor notícia da Black Friday

BLACK
FRIDAY

MELHOR
OFERTA

Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 5,99/mês*

ou
BLACK
FRIDAY
Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba 4 Revistas no mês e tenha toda semana uma nova edição na sua casa (menos de R$10 por revista)

a partir de 39,96/mês

ou

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.