Fortaleça o jornalismo: Assine a partir de R$5,99
Continua após publicidade

Apenas 18% dos apoiadores do Brexit acham que a saída da UE foi um sucesso

Sete anos após referendo, pesquisa apontou que maioria dos britânicos se sente decepcionada com o governo em relação ao processo

Por Da Redação
Atualizado em 22 jun 2023, 11h40 - Publicado em 22 jun 2023, 11h39
  • Seguir materia Seguindo materia
  • Uma pesquisa realizada sete anos depois do referendo do Brexit, em que a população do Reino Unido votou a favor da saída do país da União Europeia, revelou nesta quinta-feira, 22, que muitos se decepcionaram. O estudo mostra que apenas 18% dos antigos apoiadores do divórcio com o bloco europeu acham que ele foi um sucesso.

    O censo Public First, realizado pelo centro de pesquisas UK in a Changing Europe, consultou mais de 4 mil britânicos. Menos de um quinto deles, 18%, disse que o Brexit correu bem ou muito bem, enquanto 30% disseram que não correu bem ou mal. Outros 26% disseram que ainda é cedo para dizer.

    Entre os eleitores que acreditam que o Brexit não foi bem, muitos culpam os políticos. Nesse grupo, 70% disseram que a saída da União Europeia poderia ter corrido bem caso tivesse sido bem implementada – quase metade (48%) acredita que os políticos nem tentaram.

    O diagnóstico do diretor do centro de pesquisas britânico, Anand Menon, é que a decepção provavelmente vai aumentar a desconfiança dos políticos. Porém, há uma luz no fim do túnel: 61% dos entrevistados ainda acham que é possível que o Brexit acabe bem.

    + Após renúncia de Johnson, os problemas de Sunak só aumentam

    Mesmo com a insatisfação, há poucos sinais de uma mudança geral de opinião. A grande maioria dos entrevistados (72%) disse que hoje votaria exatamente como em 2016. Talvez por uma sensação de fadiga: 72% também afirmaram que queriam parar de falar sobre o Brexit.

    Nos últimos sete anos, as medidas implementadas para o Reino Unido deixar a União Europeia dividiram o Partido Conservador britânico. As disputas levaram até à renúncia da ex-primeira-ministra Theresa May e ajudaram Boris Johnson a garantir uma maioria de 80 assentos em 2019, com o slogan “get Brexit done” (“concluir o Brexit”) – antes de afundar em problemas criados por ele mesmo.

    Publicidade

    Publicidade

    Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

    Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

    Domine o fato. Confie na fonte.

    10 grandes marcas em uma única assinatura digital

    MELHOR
    OFERTA

    Digital Completo

    Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

    a partir de 5,99/mês*

    ou
    Impressa + Digital
    Impressa + Digital

    Receba 4 Revistas no mês e tenha toda semana uma nova edição na sua casa (equivalente a 9,98 por revista)

    a partir de 39,90/mês

    *Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
    *Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

    PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
    Fechar

    Não vá embora sem ler essa matéria!
    Assista um anúncio e leia grátis
    CLIQUE AQUI.