Após ação militar, aprovação de Trump sobe a 50%
Acirramento de tensões com a Rússia e com a Coreia do Norte podem ter contribuído para a popularidade
A aprovação do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, subiu para 50%, após uma ação militar no leste do Afeganistão, na quinta-feira passada, como parte de uma ofensiva contra o Estado Islâmico, de acordo com o Pentágono. A pesquisa foi comandada pelo instituto Rasmussen.
Uma outra ação militar dos EUA — contra a Síria — e o acirramento de tensões com a Rússia e com a Coreia do Norte podem ter contribuído para o aumento da popularidade do republicano. De acordo com o Rasmussen, 37% dos entrevistados afirmaram, no início do mês, que Washington deveria usar sua força militar para impedir o desenvolvimento de armas nucleares por Pyongyang.
É a primeira vez que Trump alcança os 50% de aprovação em quase um mês. Após sua posse, em 20 de janeiro, o presidente era aprovado por mais da metade da população. No entanto, sua popularidade começou a cair no início do março.
O Rasmussen entrevistou 1.500 pessoas por telefone. A margem de erro é de 2,5 pontos porcentuais para mais ou para menos e o nível de confiança da pesquisa é de 95%.
(Com Estadão Conteúdo)