Black Friday: Assine a partir de 1,49/semana
Continua após publicidade

Após debate, Kamala amplia vantagem contra Trump em pesquisa

Sondagem da Reuters com Ipsos, divulgada nesta quinta-feira, 12, indicou que a democrata aparece com 47% das intenções de voto, contra 42% do republicano

Por Paula Freitas Atualizado em 12 set 2024, 18h16 - Publicado em 12 set 2024, 15h38

Dois dias após o debate eleitoral nos Estados Unidos, a vice-presidente Kamala Harris parece ter alargado a distância do ex-presidente Donald Trump.

Uma pesquisa da agência de notícias Reuters com a Ipsos, divulgada nesta quinta-feira, 12, indicou que a democrata aparece com 47% das intenções de voto, contra 42% do republicano.

Aos que estiveram antenados no embate, sediado pela emissora americana ABC News, 53% afirmaram que Kamala despontou como a grande vencedora. O percentual cai, e muito, entre aqueles que acreditam no triunfo de Trump, com 24%. Mais da metade dos entrevistados (52%) disse que o ex-presidente caiu em armadilhas criadas pela rival e não pareceu afiado. Apenas 21% deles pensam o mesmo de Harris.

A diferença entre os dois também se mostra presente no apoio das suas bases, com a vice de Joe Biden mais popular no próprio partido. Entre os republicanos, 53% concluíram que Trump derrotou a concorrente no debate, 14% sustentaram que Kamala saiu vencedora e 31% afirmaram que não há um campeão claro. Em contrapartida, 91% dos democratas declararam que Kamala foi a ganhadora.

+ Após debate, republicanos estão preocupados com o desempenho ‘ruim’ e ‘despreparado’ de Trump

Continua após a publicidade

“Integridade” de Kamala

Cerca de 52% dos eleitores familiarizados com o debate disseram que Harris “deu a impressão de ter maior integridade moral”, em comparação com 29% que disseram o mesmo de Trump. Além disso, nove em cada dez dos entrevistados ouviram pelo menos algo sobre o debate, enquanto 44% relataram ter acompanhado muito.

A respeito das propostas, 49% disseram que Kamala “parecia alguém que me ouviria e entenderia minhas preocupações”, em relação a 18% dos apoiadores do republicano. A pesquisa entrevistou 1.690 adultos dos EUA em todo o país, com 1.405 eleitores registrados. Há margem de erro de 3 pontos percentuais.

+ Com risada e ironia, Kamala coloca Trump na defensiva em debate

Continua após a publicidade

O debate

No embate, ocorrido na última terça-feira, os gestos e expressões dos dois candidatos chamaram a atenção. Kamala sorriu o tempo todo, balançando a cabeça como quem diz que não, em gesto de incredulidade, enquanto ele falava. Manteve sua postura calma e controlada, fugindo menos de respostas do que ele e construindo réplicas eficazes.

Já Trump ficou de cara fechada o tempo todo e não olhou para a rival enquanto ela falava. Além disso, se irritou com as zombarias da democrata, que o cutucou, por exemplo, ao dizer que o público fica “entediado” e sai mais cedo de seus comícios. Apesar de tudo, nenhum dos dois fez algo que era muito esperado do debate: detalhar políticas, mais especificamente na área da economia, questão mais importante para os eleitores americanos.

O ex-presidente também voltou a afirmar que não acredita ter perdido as eleições em 2020, quando Biden o derrotou. Segundo ele “há muitas provas” de que, na época, conseguiu 75 milhões de votos, que lhe dariam a vitória. “Perdemos porque nenhuma corte aceitou considerar nossos casos”, disparou, sendo corrigido pelos moderadores, que lembraram das dezenas de processos em diversos estados americanos que foram avaliados.

Continua após a publicidade

Kamala, irônica, usou o slogan do antigo reality do bilionário, O Aprendiz, para dizer: “Donald Trump foi demitido por 81 milhões de pessoas (em 2020). Sua capacidade mental está em questão, ele não consegue nem apreender fatos”.

 

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Black Friday

A melhor notícia da Black Friday

BLACK
FRIDAY

MELHOR
OFERTA

Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 5,99/mês*

ou
BLACK
FRIDAY
Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba 4 Revistas no mês e tenha toda semana uma nova edição na sua casa (menos de R$10 por revista)

a partir de 39,96/mês

ou

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.