Após queixa de odor forte, família é encontrada morta em resort de luxo na Colômbia
Autoridades investigam se pai, mãe e filho teriam sido envenenados ou contaminados no quarto do hotel

Uma família de três pessoas foi encontrada morta nesta sexta-feira, 12, em um quarto de hotel em San Andrés, na Colômbia, após reclamações de um odor forte e desagradável. Autoridades locais investigam a possibilidade de envenenamento ou contaminação.
As vítimas são Tito Nelson Martínez Hernández, sua esposa Viviana Andrea Canro Zuluaga e o filho mais novo do casal, Kevin Mathías, de quatro anos. De acordo com o jornal colombiano Vanguardia, a família estava no hotel de luxo Toné 2, da rede On Vacation, para comemorar o Dia dos Pais e o aniversário da avó de Kevin.
Eles chegaram na quarta-feira, 10, e já haviam relatado as condições sanitárias questionáveis do quarto em que estavam hospedados, segundo a filha mais velha de Viviana, Mayerli Andrea Canro. Ela contou que a mãe havia reclamado da sujeira e da limpeza precária do local, além de criticar um odor estranho que não conseguia identificar.
“Cheirava mal. Minha mãe pediu para ser trocada, e disseram que fariam todo o possível, mas nunca fizeram”, disse Mayerli.
+ Colômbia intercepta primeiro narcosubmarino não tripulado com antena de Elon Musk
Investigação aberta
Na quinta-feira, 11, Kevin teria começado a vomitar e apresentado uma piora em seu estado de saúde. A situação preocupou a família. O avô da criança, Orlando Canro, disse que o “quarto cheirava a mofo, estava imundo” e que “não havia toalhas, nem papel higiênico”, lamentando: “Não percebemos, e vejam as consequências”. Orlando encontrou o corpo dos familiares na manhã de sexta.
“Eles estavam deitados como se estivessem dormindo. Minha filha tinha vomitado e parecia estar tentando ir ao banheiro”, afirmou.
Uma pessoa que entrou no quarto com Orlando não conseguiu permanecer no local, afastada pelo forte cheiro. O caso é investigado pelo Ministério Público da Colômbia, que espera o laudo do Instituto Médico Legal para esclarecer se as mortes foram decorrentes de envenenamento ou de um agente contaminante presente no quarto.