Black Friday: Assine a partir de 1,49/semana

Após vitória russa em Luhansk, Ucrânia vai proteger Donetsk a todo custo

Luhansk e Donetsk formam a região industrial do Donbas, foco da guerra russa e onde separatistas pró-Moscou lutam contra Ucrânia desde 2014

Por Da Redação
4 jul 2022, 08h55

O governador da região de Luhansk, Serhiy Gaidai, disse nesta segunda-feira, 4, que o exército ucraniano pretende tomar toda a região de Donetsk, depois que a Rússia forçou sua retirada da última cidade sob seu controle na região vizinha de Luhansk.

Depois de um ataque malsucedido no começo da guerra a Kiev, a capital ucraniana, Moscou mudou o foco da guerra para a região industrial de Donbas, formada por Luhansk e Donetsk. Lá, separatistas pró-Rússia lutam contra a Ucrânia desde 2014.

O exército do presidente Vladimir Putin disse neste fim de semana que estabeleceu controle total sobre a região de Luhansk, após a saída das forças ucranianas da cidade de Lysychansk. Em entrevista à agência de notícias Reuters, Gaidai afirmou que apesar da perda de território não ser positiva, “não há nada crítico” na situação.

“Precisamos vencer a guerra, não a batalha por Lysychansk”, disse o governador de Luhansk, acrescentando que a retirada do exército da Ucrãnia foi planejada e ordenada, mas que correram o risco de serem cercadas.

Segundo Gaidai, o objetivo principal de Moscou é dominar a região de Donetsk, e ele espera que as cidades de Sloviansk e Bakhmut sejam os seus próximos alvos. Vadym Lyakh, o prefeito de Sloviansk, que fica a oeste de Lysychansk, disse que um bombardeio matou pelo menos seis pessoas, incluindo uma menina de 10 anos, no domingo 3.

Continua após a publicidade

A posição oficial do Kremlin é que Luhansk foi “libertada”. Em comunicado oficial, Moscou informou que o território capturado seria entregue à autoproclamada República Popular de Luhansk, cuja independência reconheceu às vésperas da guerra. A Rússia diz que o que chama de “operação militar especial” na Ucrânia visa proteger os falantes de russo dos nacionalistas ucranianos.

A Ucrânia e seus aliados ocidentais dizem que este é um pretexto infundado para o país ganhar mais território. O presidente Volodymyr Zelensky prometeu na noite de domingo recuperar Luhansk com a ajuda de armas ocidentais de longo alcance.

Embora a Rússia tente enquadrar seu avanço em Luhansk como um momento significativo na guerra, isso teve um alto custo para os militares russos, segundo o think tank Royal United Services Institute (RUSI), com sede em Londres. Na avaliação de especialistas, a Ucrânia está tentando desacelerar os ataques de Moscou e causar o máximo de dano, enquanto se prepara para uma contra-ofensiva.

Publicidade

Imagem do bloco

4 Colunas 2 Conteúdo para assinantes

Vejinhas Conteúdo para assinantes

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Black Friday

A melhor notícia da Black Friday

BLACK
FRIDAY

MELHOR
OFERTA

Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 5,99/mês*

ou
BLACK
FRIDAY
Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba 4 Revistas no mês e tenha toda semana uma nova edição na sua casa (menos de R$10 por revista)

a partir de 39,96/mês

ou

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.