Black Friday: Assine a partir de 1,49/semana

Apple remove WhatsApp e Threads na China após ordem de Pequim

“Somos obrigados a seguir as leis nos países onde operamos, mesmo quando discordamos”, disse um porta-voz da empresa

Por Da Redação
Atualizado em 8 Maio 2024, 13h07 - Publicado em 19 abr 2024, 14h42

A Apple removeu nesta sexta-feira, 19, os aplicativos WhatsApp e Threads da loja de apps na China depois de receber ordens do governo chinês, que alegou preocupação com a segurança nacional.

Além dos aplicativos da Meta, o Telegram e o Signal também foram excluídos da loja, de acordo com as empresas de rastreamento de aplicativos Qimai e AppMagic. Os motivos pelos quais os quatro aplicativos estariam causando preocupação em relação à segurança não foram especificados pelas autoridades chinesas.

“Somos obrigados a seguir as leis nos países onde operamos, mesmo quando discordamos”, disse um porta-voz da Apple.

Em agosto do ano passado, a China aprovou uma lei que exige que os aplicativos disponíveis no país se registrem no governo, e os que não seguirem as regras podem ser removidos. O novo regulamento entrou em vigor no dia 1º de abril deste ano e pode estar relacionado com a exclusão dos aplicativos.

Pouco uso

Os aplicativos removidos não eram muito utilizados no país por geralmente serem bloqueados pelo “Great Firewall”, sistema que bloqueia sites e fontes de informação estrangeiras na China, e precisarem ser utilizados através de redes privadas virtuais (VPNs).

Continua após a publicidade

Os quatro aplicativos removidos ainda podem ser instalados em Hong Kong e Macau, e outros aplicativos ocidentais continuam disponíveis em todo o território do país, incluindo Instagram, X, Facebook, YouTube e Messenger.

A remoção dos aplicativos acontece em meio a uma queda de 10% nas vendas de aparelhos da Apple no país durante o primeiro trimestre deste ano, segundo a empresa de pesquisa de mercado IDC. A empresa estadunidense perdeu espaço no país para a concorrência nacional, incluindo Xiaomi, Huawei e OPPO/OnePlus.

Em 2017, a Apple precisou excluir o aplicativo do jornal The New York Times com a justificativa de que violou os regulamentos chineses e, no ano passado, também retirou diversos aplicativos de inteligência artificial semelhantes ao ChatGPT de sua loja de aplicativos na China.

Publicidade

Imagem do bloco

4 Colunas 2 Conteúdo para assinantes

Vejinhas Conteúdo para assinantes

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Black Friday

A melhor notícia da Black Friday

BLACK
FRIDAY

MELHOR
OFERTA

Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 5,99/mês*

ou
BLACK
FRIDAY
Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba 4 Revistas no mês e tenha toda semana uma nova edição na sua casa (menos de R$10 por revista)

a partir de 39,96/mês

ou

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.