Apresentadora desmaia em debate entre candidatos a premiê do Reino Unido
Transmissão foi repentinamente cortada após forte estrondo no estúdio
Um debate entre os dois candidatos que disputam a sucessão de Boris Johnson a primeiro-ministro do Reino Unido foi interrompido inesperadamente nesta terça-feira, 26, após um barulho no estúdio. Poucos minutos depois, a Talk TV, que organizou o evento junto ao jornal The Sun, confirmou que o estrondo se deu pela queda da apresentadora Kate McCann, que desmaiou.
A transmissão foi cortada durante a resposta da candidata Liz Truss a uma pergunta sobre o apoio britânico à Ucrânia em meio à guerra com a Rússia. Pouco após o estrondo, é possível ver Truss olhando assustada para frente, antes de a imagem ser trocada por uma mensagem.
I hope Kate McCann is okay.
— Kevin Edger (@KEdge23) July 26, 2022
+ Sunak vs Truss: Quem será o herdeiro de Boris Johnson?
“Pedimos desculpas pela interrupção desse programa. Estamos trabalhando duro para consertar o problema e voltaremos à programação normal em breve”, dizia o texto.
Alguns minutos depois, o debate foi cancelado.
“Embora ela esteja bem, o conselho médico é que não deveríamos continuar com o debate”, escreveu a TalkTV em suas redes sociais. “Pedimos desculpas à audiência”.
Liz Truss, ministra das Relações Exteriores, disputa o cargo com Rishi Sunak, ex-ministro das Finanças, ambos do Partido Conservador. Na semana passada, em briga acirrada, Sunak recebeu um total de 137 votos de seus colegas conservadores, enquanto Truss ganhou 113.
Embora o ex-ministro do governo Johnson tenha saído na frente, tudo pode acontecer: há 105 votos em disputa que foram para Penny Mordaunt, ministra de Estado para a Política Comercial – a partir desta quarta, fora da corrida.
Rishi Sunak era visto como o herdeiro natural de Boris Johnson – antes de romper com o premiê. Ele renunciou ao cargo no início deste mês depois de questionar a competência e a ética de Johnson, e agora enfrenta forte oposição de Johnson e seus aliados, que o consideram um vira-casaca.
Liz Truss liderou a resposta do Reino Unido à invasão da Ucrânia pela Rússia na liderança Relações Exteriores. Ela é vista como uma das estrelas em ascensão – passou a ser conhecida como “A Nova Dama de Ferro”, em referência a Margaret Thatcher – e ficou ao lado de Johnson até o fim. No entanto, ela tem enfrentado críticas por fazer uma campanha sem sal com desempenhos instáveis em alguns dos debates
Um dos dois será escolhido em uma votação de 180.000 membros conservadores para ser o novo líder do partido – e, portanto, sucessor de Johnson como o líder do país. O vencedor será anunciado em 5 de setembro.