Black Friday: Assine a partir de 1,49/semana

As prioridades do Brasil no G20 segundo Lula

Realizado em Nova Délhi, na Índia, encontro reúne os 19 países com as maiores economias do mundo e a União Europeia (UE)

Por Paula Freitas
Atualizado em 5 set 2023, 19h56 - Publicado em 5 set 2023, 17h51

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) adiantou nesta terça-feira, 5, os principais interesses do Brasil na reunião da cúpula do G20, realizada entre 9 e 10 de setembro, em Nova Délhi, capital da Índia. O encontro compreende os 19 países com as maiores economias do mundo e a União Europeia (UE), mas não contará com a presença dos presidentes da China e da Rússia, Xi Jinping e Vladimir Putin, respectivamente.

No programa Conversa com o Presidente, Lula informou que o acordo “extremamente importante” com a Índia sobre o uso do etanol como “combustível alternativo” e o combate à desigualdade nortearão a participação brasileira na cúpula.

“O Brasil tem muita conversa para fazer. Brasil e Índia vão discutir a questão do etanol como combustível alternativo, que é extremamente importante, e nós temos que discutir com os outros países uma luta contra a desigualdade”, afirmou o petista.

A inédita presidência brasileira do grupo também foi destacada. A próxima reunião ocorre no Rio de Janeiro, em novembro de 2024, mesmo mês em que se encerra a liderança brasileira.

“Nós vamos presidir o G20 ano que vem, em 2025 nós vamos presidir os Brics, e também em 2025 vamos fazer a COP30 em Belém. São três megaeventos que vão dar ao Brasil uma visibilidade diferente da que ele teve nos últimos anos”, ressaltou Lula. “O Brasil volta a fazer com que o mundo nos respeite pela seriedade com que a gente trata as pessoas e a seriedade com que a gente trata a questão do clima.”

Continua após a publicidade

+ Biden diz estar ‘decepcionado’ com ausência de Xi na cúpula do G20

Atualmente, o G20 responde conjuntamente por cerca de 80% do PIB mundial e 75% do comércio internacional, além de dois terços da população e 60% do território do planeta.

Além das 19 nações e da União Europeia, outros nove países foram convidados a participar do evento em Nova Délhi. Entre eles estão Bangladesh, Egito, Emirados Árabes Unidas, Espanha, Ilhas Maurício, Nigéria, Omã, Países Baixos e Singapura. Representantes de organismos internacionais, como as Nações Unidas e o Fundo Monetário Internacional (FMI), também embarcam à Índia. Lula, por sua vez, aterrissa no país na quinta-feira, 7, após as comemorações do Dia da Independência no Brasil.

Continua após a publicidade

Dois presidentes de países-membros, no entanto, já confirmaram a ausência na cúpula. Devido à suposta agenda “lotada”, Putin mandará o ministro das Relações Externas russas, Sergei Lavrov, em seu lugar. O enviado informou que o país bloqueará qualquer declaração conjunta do G20 caso seus interesses sejam ignorados. Não há registros de viagens internacionais de Putin desde a emissão de uma ordem de prisão contra ele pelo Tribunal Penal Internacional (TPI), em março.

Já Xi Jinping será representado pelo primeiro-ministro, Li Qiang – decisão que desagradou ao presidente americano, Joe Biden, que disse estar “decepcionado” por não se encontrar com o homólogo chinês.

A ausência de Xi ocorre em meio às crescentes desavenças com os Estados Unidos, que se agravaram quando um suposto balão de espionagem chinês foi abatido enquanto sobrevoava o território americano. Além disso, Pequim trava uma disputa territorial na fronteira na região do Himalaia com a Índia, que é apoiada por Washington.

Publicidade

Imagem do bloco

4 Colunas 2 Conteúdo para assinantes

Vejinhas Conteúdo para assinantes

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Black Friday

A melhor notícia da Black Friday

BLACK
FRIDAY

MELHOR
OFERTA

Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 5,99/mês*

ou
BLACK
FRIDAY
Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba 4 Revistas no mês e tenha toda semana uma nova edição na sua casa (menos de R$10 por revista)

a partir de 39,96/mês

ou

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.