Black Friday: Assine a partir de 1,49/semana

Assessor de Trump irá a Moscou para preparar possível encontro com Putin

Imprensa mundial especula que reunião poderia acontecer em Viena, em meados de julho

Por Da Redação
Atualizado em 22 jun 2018, 13h45 - Publicado em 21 jun 2018, 18h24

O assessor de segurança nacional da Casa Branca, John Bolton, viajará na próxima semana a Moscou para preparar um “possível encontro” entre o presidente americano, Donald Trump, e o líder russo, Vladimir Putin.

O porta-voz de Bolton, Garrett Marquis, informou em sua conta do Twitter sobre a viagem do assessor de Trump, mas não confirmou se o encontro entre os presidentes ocorrerá em meados de julho em Viena, como assegura o jornal britânico The Times.

“De 25 a 27 de junho, o assessor de segurança nacional John Bolton se reunirá com aliados americanos em Londres e Roma para conversar sobre assuntos de segurança nacional, e viajará a Moscou para falar sobre um possível encontro entre os presidentes Trump e Putin”, indicou Marquis.

Segundo o The Times, a Casa Branca espera que a reunião entre os dois chefes de Estado seja realizada ou bem antes da cúpula da Otan, que acontecerá entre 11 e 12 de julho em Bruxelas, ou  imediatamente depois da visita de Trump ao Reino Unido, prevista para 13 de julho.

O jornal indica que a reunião poderia acontecer em Viena, onde está a sede da Organização para a Segurança e a Cooperação na Europa (OSCE), da qual os Estados Unidos e a Rússia são membros.

Continua após a publicidade

A emissora CNN afirmou hoje, citando uma fonte diplomática, que Viena é a localização mais provável do encontro, dado que Moscou insistiu em um lugar neutro e não quer a reunião em Washington, como supostamente gostaria o governo de Trump.

Na sexta-feira 15, Trump afirmou que é “possível” que se reúna com Putin, possivelmente neste mesmo verão, e o Kremlin também se mostrou aberto a essa possibilidade.

No entanto, o ministro das Relações Exteriores da Rússia, Sergei Lavrov, não quis confirmar nesta quinta 21 a data e o local da possível cúpula e ressaltou que Moscou procura uma “normalização das relações estritamente bilaterais” com Washington.

Continua após a publicidade

Trump e Putin se reuniram pela primeira vez em julho durante a cúpula do G20 na Alemanha, mas não se viram desde então e agora buscam um encontro bilateral mais amplos.

Durante a cúpula do G7 no início de junho no Canadá, Trump propôs que a Rússia fosse reincorporada a esse grupo dos países mais industrializados do mundo, do qual foi expulsa em 2014 após a anexação russa do território ucraniano da Crimeia.

Embora os Estados Unidos mantenham duras sanções à Rússia, Trump mostrou desejo de melhorar as relações, algo que inquietou a oposição democrata devido à possibilidade de o entorno do atual líder facilitar a ingerência russa nas eleições de 2016, algo que é investigada pelo procurador-especial Robert Mueller.

(Com EFE)

Publicidade

Imagem do bloco

4 Colunas 2 Conteúdo para assinantes

Vejinhas Conteúdo para assinantes

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Black Friday

A melhor notícia da Black Friday

BLACK
FRIDAY

MELHOR
OFERTA

Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 5,99/mês*

ou
BLACK
FRIDAY
Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba 4 Revistas no mês e tenha toda semana uma nova edição na sua casa (menos de R$10 por revista)

a partir de 39,96/mês

ou

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.