Relâmpago: Revista em casa por 8,98/semana

Ataque a tiros em escola na Áustria deixa ao menos dez mortos

Entre as vítimas estão crianças entre 14 e 18 anos; agressor também morreu e instituição de ensino foi isolada

Por Amanda Péchy Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO Atualizado em 10 jun 2025, 09h33 - Publicado em 10 jun 2025, 07h59

Um atirador abriu fogo em uma escola de ensino médio de Graz, no sudeste da Áustria, nesta terça-feira, 10, matando dez pessoas, informou a prefeita da cidade, Elke Kahr. O Ministério do Interior do país afirmou que entre as vítimas estavam crianças entre 14 e 18 anos.

O agressor também morreu e a escola foi isolada, de acordo com o ministério e a polícia austríaca. Vários outros ficaram feridos: a mídia local falou em até 30 pessoas que precisaram de assistência médica, algumas em estado grave. Pelo menos doze pessoas foram hospitalizadas após o ataque, de acordo com um relatório médico divulgado pela Associação de Hospitais da Estíria, que representa os hospitais locais.

A entidade informou que dois adultos e cinco adolescentes estão sendo tratados no hospital universitário de Graz, sendo dois em “estado muito crítico” e cinco com “ferimentos graves”, todos submetidos a cirurgias de emergência.

A polícia respondeu a denúncias de “vários” supostos tiros na escola Bundesoberstufenrealgymnasium Dreierschützengasse, no noroeste de Graz, por volta das 10h locais (5h em Brasília). Vários veículos e um helicóptero da polícia foram mobilizados. A escola foi esvaziada e um perímetro foi isolado, embora não haja previsão de novos ataques, segundo os agentes de segurança.

Ainda não está claro qual foi a motivação do ataque. A identidade do autor não foi revelada.

Continua após a publicidade

O chanceler da Áustria, Christian Stocker, afirmou nas redes sociais que o episódio na escola em Graz foi uma “tragédia nacional que abalou profundamente todo o nosso país”, qualificando-o como um “ato incompreensível” de violência.

“Não há palavras para descrever a dor e o sofrimento que todos nós na Áustria estamos sentindo neste momento”, disse ele, que também expressou suas condolências às famílias das vítimas e agradeceu aos serviços de emergência pela reação. “Hoje, tudo se resume à compaixão. E à solidariedade. Nestes tempos difíceis, a humanidade é a nossa maior força”, completou.

Vários líderes europeus expressaram sua solidariedade com o povo austríaco. A presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen, disse que seus pensamentos estavam com as vítimas e fez uma reflexão sobre o impacto do ataque.

Continua após a publicidade

“As escolas são símbolos de juventude, esperança e futuro. É difícil suportar quando as escolas se tornam lugares de morte e violência. Meus agradecimentos aos serviços de emergência e aos socorristas nestes tempos difíceis”, afirmou.

Aumento da violência

Ataques a tiros são raros na Áustria, assim como na maioria dos países da Europa Central. A taxa de homicídios por arma de fogo no país foi de apenas 0,1 a cada 100 mil habitantes em 2021, de acordo com o Instituto de Métricas e Avaliação de Saúde. Para efeito de comparação, nos Estados Unidos o número chega a 4,5 a cada 100 mil habitantes.

Mas um pequeno número de incidentes violentos de grande repercussão ocorreram no país nos últimos anos. Em outubro passado, o prefeito de uma cidade no norte da Áustria foi morto a tiros, juntamente com outra vítima.

E em fevereiro, um homem de 23 anos esfaqueou cinco pedestres no sul da Áustria, no que a polícia disse ter sido um ataque aleatório de lobo solitário.

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*
Apenas 9,90/mês*
OFERTA RELÂMPAGO

Revista em Casa + Digital Completo

Receba 4 revistas de Veja no mês, além de todos os benefícios do plano Digital Completo (cada edição sai por menos de R$ 9)
A partir de 35,90/mês

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
Ofertas exclusivas para assinatura Anual.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.