Ataque com faca deixa cinco pessoas gravemente feridas em Amsterdã
Suspeito, que também se feriu ao ser contido por um cidadão, foi detido pela polícia

Cinco pessoas ficaram gravemente feridas em um ataque com faca em Amsterdã, na Holanda, na tarde desta quinta-feira, 27. O agressor, que também se feriu ao ser contido por um cidadão, foi detido pela polícia. O incidente ocorreu nas proximidades da Praça Dam, uma das áreas mais movimentadas da capital.
“O suspeito foi dominado com a ajuda de um cidadão… Como sua perna estava ferida, ele foi levado para um hospital”, informou a polícia em uma publicação no X, antigo Twitter. Até o momento, as autoridades não identificaram a motivação do crime.
A área foi isolada e várias ambulâncias foram mobilizadas para socorrer as vítimas. Um helicóptero de resgate chegou a pousar na praça, mas deixou o local pouco depois. O ataque foi grave o suficiente para interromper uma reunião do conselho municipal, que contava com a presença da prefeita de Amsterdã, Femke Halsema.
“A investigação policial está em pleno andamento e tem prioridade total no momento. Esperamos obter mais clareza em breve sobre os antecedentes desse horrível esfaqueamento”, declarou Halsema em comunicado. “Nossos corações estão com as vítimas, suas famílias e entes queridos.”
As vítimas foram identificadas como uma mulher de 67 anos e um homem de 69, ambos dos Estados Unidos; uma mulher de 73 anos da Bélgica; um homem de 26 anos da Polônia; e uma holandesa de 19 anos, residente de Amsterdã.
Nos últimos anos, a cidade tem registrado um aumento nos ataques com faca, muitos deles ligados a indivíduos com transtornos mentais. Em resposta, a prefeitura lançou no mês passado uma linha direta para que moradores denunciem comportamentos irracionais, após um caso em que um homem foi morto a facadas pelo vizinho.