Relâmpago: Revista em casa por 8,98/semana

Ataque de Israel a igreja em Gaza fere padre com quem papa Francisco falava diariamente

Falecido pontífice telefonava para o Pároco de Gaza todos os dias, inclusive quando estava hospitalizado em Roma; bombardeio deixou ao menos dois mortos

Por Amanda Péchy Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO Atualizado em 17 jul 2025, 08h51 - Publicado em 17 jul 2025, 08h41

Ataques israelenses atingiram nesta quinta-feira, 17, a única igreja católica em Gaza, deixando vários feridos, incluindo o pároco Gabriel Romanelli, que costumava receber telefonemas diários do falecido papa Francisco. O bombardeio, que matou um homem e uma mulher, foi condenado pela primeira-ministra da Itália, Giorgia Meloni.

“A igreja da Sagrada Família em Gaza foi atingida por um ataque esta manhã”, afirmou o Patriarcado Latino de Jerusalém em um comunicado. “Há vários feridos no local, incluindo o pároco, padre Gabriel Romanelli. Atualmente, não há mortes confirmadas. A igreja sofreu danos.”

Antes de sua morte em abril, Francisco ligava para Romanelli, um argentino, todas as noites para discutir a guerra em Gaza. Ele iniciou a rotina em 9 de outubro de 2023, dois dias após os ataques do Hamas a Israel que fizeram eclodir o conflito, como forma de expressar solidariedade.

Francisco era um forte defensor do fim da guerra. Em seu último discurso, no domingo de Páscoa, ele condenou a “deplorável situação humanitária” em Gaza e implorou a Israel e ao Hamas que “pedissem um cessar-fogo, libertassem os reféns e ajudassem um povo faminto, que aspira a um futuro de paz”.

Danos, feridos e condenação de Meloni

Testemunhas disseram que a igreja parece ter sido atingida por bombardeios de tanques israelenses. O papa Leão XIV disse ter ficado “profundamente triste” com a perda de vidas e renovou seu apelo por um cessar-fogo imediato, disse o Vaticano. As Forças de Defesa de Israel (IDF, na sigla em inglês) disseram estar investigando o assunto.

Continua após a publicidade

“Os ataques israelenses em Gaza também atingiram a igreja da Sagrada Família. Os ataques contra a população civil que Israel vem realizando há meses são inaceitáveis. Nenhuma ação militar pode justificar tal atitude”, declarou a italiana Giorgia Meloni, marcando uma subida de tom nas condenações.

Continua após a publicidade

A paróquia atingida abrigava cristãos e muçulmanos, incluindo várias crianças com deficiência, de acordo com Fadel Naem, diretor interino do hospital al-Ahli Arab, que recebeu os feridos. Além dos mortos, pelo menos duas pessoas ficaram em estado crítico, disse o médico, e entre os feridos estavam uma criança com deficiência, duas mulheres e um idoso.

Outras dezenas de palestinos foram mortos e feridos durante ataques aéreos israelenses em várias áreas de Gaza nesta quinta-feira, incluindo quatro mortos em uma casa atingida perto da escola Imam al’Shafi’i em al-Zeitoun, a sudeste da Cidade de Gaza.

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*
Apenas 9,90/mês*
OFERTA RELÂMPAGO

Revista em Casa + Digital Completo

Receba 4 revistas de Veja no mês, além de todos os benefícios do plano Digital Completo (cada edição sai por menos de R$ 9)
A partir de 35,90/mês

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
Ofertas exclusivas para assinatura Anual.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.