Um ataque de míssil russo contra a cidade portuária ucraniana de Odesa, no Mar Negro, atingiu na segunda-feira, 29, uma construção de estilo gótico popularmente conhecida como “Castelo do Harry Potter”, matando 5 pessoas e ferindo outras 32. Assim que o local foi atingido, 4 morreram de imediato. A quinta pessoa, segundo o governador da região, Oleh Kiper, sofreu um derrame devido ao bombardeio.
Em um comunicado, Kiper afirmou que oito dos feridos estavam em estado grave, incluindo uma criança. Nesta terça-feira, 23 pessoas continuavam hospitalizadas, entre elas outro menor e uma mulher grávida. Após o ataque, o telhado da construção foi praticamente destruído pelo fogo que tomou conta do castelo. O edifício é supostamente residência do ex-deputado Serhiy Kivalov, que estava entre os feridos.
O “Castelo do Harry Potter” é chamado dessa maneira pelas semelhanças com a construção que aparece nos filmes derivados dos livros da britânica JK Rowling. O local, além de moradia de Kivalov, é usado também como centro de recepção da Academia Nacional de Direito de Odessa.
“Monstros. Bestas. Selvagens. Escória. Não sei mais o que dizer”, disse o prefeito da cidade, Hennadii Trukhanov, que tem sido alvo frequente de ataques russos. “As pessoas vão passear à beira-mar e estão atirando e matando”.