Black Friday: Assine a partir de 1,49/semana

Atentado com carta-bomba na sede do FMI em Paris deixa um ferido

O pacote estava destinado ao chefe do escritório, Jeffrey Franks, mas acabou ferindo uma secretária

Por Da redação
Atualizado em 4 jun 2024, 18h44 - Publicado em 16 mar 2017, 10h02

Uma pessoa ficou ferida na manhã desta quinta-feira ao abrir uma carta-bomba na sede do Fundo Monetário Internacional (FMI) de Paris, informaram fontes da investigação.

Uma secretária foi atingida nas mãos e no rosto ao abrir o envelope, que estava destinado ao chefe do escritório do FMI, Jeffrey Franks, explicou o chefe regional da polícia de Paris, Michel Cadot. Em fala à imprensa, Cadot ressaltou que a vida da mulher não corre perigo, que a explosão não afetou nenhum órgão vital e que “os danos foram bastante limitados”.

O presidente francês François Hollande, no entanto, afirmou que a vítima se encontra “entre a vida e a morte”. Ainda não há nenhuma confirmação médica sobre qual o estado da secretária. 

Em uma visita a Toulon, no sudeste do país, Hollande também confirmou que a explosão foi um atentado, que comprova que “somos sempre visados”. “Além da solidariedade [com o ferido], temos que encontrar os culpados”, completou. 

Continua após a publicidade

Com relação ao pacote, que chegou pelo correio ao escritório do FMI, o chefe da polícia disse que continha o que parece uma “bomba pirotécnica ou fogos de artifício”. No momento da explosão, havia três pessoas no escritório. A investigação foi encarregada aos serviços secretos franceses e à polícia local.

A explosão aconteceu no edifício que o FMI compartilha com o Banco Mundial na avenida de Iena, no distrito XVI da capital francesa, que abriga várias embaixadas. O edifício foi evacuado como caráter preventivo e foi estabelecido um perímetro de segurança.

O atentado ocorreu um dia depois que um pacote contendo explosivos foi descoberto no Ministério da Fazenda alemão. O incidente em Berlim foi reivindicado pela organização terrorista grega Conspiração dos Núcleos do Fogo. 

Também nessa quinta-feira, um tiroteio em uma escola na cidade de Grasse, sul da França, deixou dois feridos, incluindo o diretor da instituição. De acordo com o jornal Le Monde, um jovem de 17 anos, possivelmente aluno do liceu, foi detido em posse de um rifle, um revólver, uma pistola e duas granadas. 

Publicidade

Imagem do bloco

4 Colunas 2 Conteúdo para assinantes

Vejinhas Conteúdo para assinantes

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Black Friday

A melhor notícia da Black Friday

BLACK
FRIDAY

MELHOR
OFERTA

Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 5,99/mês*

ou
BLACK
FRIDAY
Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba 4 Revistas no mês e tenha toda semana uma nova edição na sua casa (menos de R$10 por revista)

a partir de 39,96/mês

ou

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.