A celebração da primeira vitória do time de basquete canadense Toronto Raptors na NBA, nesta segunda-feira, 17, foi alvo de atiradores, que feriram gravemente duas pessoas. Concentrados em frente da prefeitura da cidade, milhares de torcedores saíram correndo ao ouvir os disparos.
O show do rapper Draker, que compôs duas canções para homenagear seu time, foi interrompido pelos tiros e pela correria da multidão. O mestre de cerimônias, o apresentador de televisão Matt Devlin, pediu calma e não foi atendido, segundo o jornal The Star. A vitória do time canadense estava sendo celebrada por cerca de 2 milhões de pessoas.
A polícia recebeu informações sobre mulher vítima de tiros, que estava no fundo do quarteirão onde se davam as comemorações, por volta das 16h (17h, em Brasília).
Dois suspeitos estão presos, e as duas vítimas, internadas em hospital próximo. Segundo a polícia, os ferimentos são graves, mas não há risco de morte.
Em artigo no jornal britânico The Guardian, o ex-craque do basquete americano Kareem Abdul-Jabaar afirma que a vitória do Raptors na quinta-feira 13 “pode ser o prenúncio de um brilhante futuro para o basquete profissional no mundo todo”. A equipe canadense superou o time americano Global State Warriors por 114 a 110 pontos e, com isso, venceu quatro das seis partidas da etapa decisiva. Esta foi a primeira vitória do Raptors na NBA, a principal liga de basquete profissional do mundo.