Black Friday: Assine a partir de 1,49/semana
Continua após publicidade

Ativistas mandam balões com músicas de K-pop à Coreia do Norte

Lançamento acontece dias depois de Pyongyang enviar quase mil balões repletos de lixo e fezes em direção ao país vizinho

Por Da Redação
Atualizado em 6 jun 2024, 10h47 - Publicado em 6 jun 2024, 10h35
  • Seguir materia Seguindo materia
  • Um grupo de ativistas sul-coreanos enviou nesta quinta-feira, 6, dez balões com propaganda anti-Coreia do Norte, música K-pop e milhares de dólares em direção a Pyongyang, em resposta aos balões de lixo e fezes enviados pelo país dias antes.

    Os desertores norte-coreanos do grupo Movimento Livre da Coreia do Norte (FFNK) afirmaram ter enchido os balões com 200 mil folhetos de oposição ao regime do líder norte-coreano Kim Jong-un, 5 mil pen drives contendo vídeos musicais sul-coreanos e  2 mil notas de um dólar.

    “Inimigo do povo, Kim Jong-un enviou sujeira e lixo para o povo sul-coreano, mas nós, os desertores, enviamos verdade e amor aos nossos colegas norte-coreanos!”, escreveram os ativistas em um pôster.

    Guerra dos balões

    Na semana passada, a Coreia do Norte lançou quase mil balões repletos de lixo, fezes e pontas de cigarro em direção ao seu vizinho do sul como forma de protesto contra envios anteriores de propaganda anti-norte-coreana por grupos de ativistas sul-coreanos.

    Apesar de o governo da Coreia do Sul desencorajar essa prática, grupos como o FFNK enviam balões com itens proibidos no Norte há anos. Em 10 de maio, o grupo de ativistas lançou balões com cerca de 2 mil dispositivos USB contendo música K-pop e K-dramas à Coreia do Norte, ação que pode ter estimulado o envio dos balões com fezes.

    Continua após a publicidade

    A Coreia do Norte concordou em parar temporariamente o lançamento de balões após Seul ameaçar retomar as transmissões de propaganda e músicas sul-coreanas através de alto-falantes na fronteira entre os países. No entanto, o envio de novos balões sul-coreanos pode provocar uma resposta do Norte, que já alertou estar preparado para enviar “cem vezes a quantidade de papel higiênico e sujeira” lançada na semana passada, de acordo com a agência de notícias norte-coreana Yonhap.

    A “guerra dos balões” aumentou a tensão na Península da Coreia, levando a Coreia do Sul a suspender um pacto militar com o Norte firmado em 2018. A decisão permite que o país retome seus exercícios militares na fronteira e, se necessário, tome “medidas suficientes e imediatas” contra Pyongyang.

    Publicidade

    Publicidade
    Imagem do bloco

    4 Colunas 2 Conteúdo para assinantes

    Vejinhas Conteúdo para assinantes

    Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

    Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

    Black Friday

    A melhor notícia da Black Friday

    BLACK
    FRIDAY

    MELHOR
    OFERTA

    Digital Completo

    Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

    a partir de 5,99/mês*

    ou
    BLACK
    FRIDAY
    Impressa + Digital
    Impressa + Digital

    Receba 4 Revistas no mês e tenha toda semana uma nova edição na sua casa (menos de R$10 por revista)

    a partir de 39,96/mês

    ou

    *Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
    *Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

    PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
    Fechar

    Não vá embora sem ler essa matéria!
    Assista um anúncio e leia grátis
    CLIQUE AQUI.