Black Friday: Assine a partir de 1,49/semana

Ativistas pedem que papa Francisco impeça derrubada de pinheiro centenário para o Natal

Em carta aberta, ambientalistas pedem que pontífice interrompa o que consideram ser um “sacrifício inútil” de uma árvore tão antiga e simbólica

Por Da Redação
12 nov 2024, 17h24

Ativistas ambientais da região de Trentino, no norte da Itália, se mobilizaram para impedir a derrubada de um pinheiro de 200 anos que está destinado a ser o símbolo principal da decoração de Natal no Vaticano neste ano. Em carta aberta ao papa Francisco, ambientalistas pedem que ele interrompa o que consideram ser um “sacrifício inútil” de uma árvore tão antiga e simbólica.

A ação gerou polêmica, devido à incoerência frente às mensagens do pontífice sobre a proteção ambiental e sua luta contra as mudanças climáticas. A árvore de 29 metros de altura, apelidada de “Gigante Verde”, será cortada na próxima semana e levada para o Vaticano, onde será instalada em 9 de dezembro para a tradicional celebração natalina.

A tradição de enviar uma árvore de Natal para o Vaticano existe desde 1982. No entanto, grupos ligados a questões climáticas questionam a necessidade de destruir uma árvore tão antiga, especialmente em um contexto de crescente conscientização.

Desde que a notícia se espalhou, mais de 40.000 pessoas assinaram uma petição contra a derrubada da árvore e moradores da pequena cidade de Ledro, com cerca de 600 habitantes, estão organizando protestos, incluindo bloqueios de estrada, para tentar impedir o transporte da árvore.

Na carta enviada ao papa, as organizações ambientais lembram o pontífice de suas constantes mensagens sobre a urgência da ação contra as mudanças climáticas e a proteção do meio ambiente. “É contraditório defender a luta contra as mudanças climáticas e, ao mesmo tempo, perpetuar tradições que envolvem a destruição de árvores centenárias e tão simbólicas”, afirmam.

Continua após a publicidade

Em resposta à mobilização, o prefeito de Ledro, Renato Girardi, reagiu acusando os ativistas de “estragar as festividades de Natal” por conta de uma árvore. Ele defendeu a doação do pinheiro, esclarecendo que, caso a árvore não fosse escolhida para o Vaticano, ela seria destinada a uma serraria. “Estamos apenas doando uma árvore e, se não fosse essa, outras seriam derrubadas para o bom manejo da floresta”, afirmou Girardi.

Ele também explicou que as florestas do vale de Ledro são administradas de acordo com práticas sustentáveis e com certificação internacional. Segundo Girardi, a árvore que será cortada faz parte de um lote que precisa ser removido para garantir o correto cultivo da floresta.

O prefeito refutou as alegações de que mais de 39 árvores seriam derrubadas para decorar o Vaticano, afirmando que, embora 40 árvores estejam destinadas ao Vaticano, apenas uma virá de Ledro. As outras 39, de uma espécie diferente chamada abeto Nordmann, serão adquiridas de viveiros especializados para o interior do Vaticano, uma vez que essa espécie é preferida por não perder suas agulhas rapidamente.

Até o momento, o Vaticano não se pronunciou oficialmente sobre o pedido dos ativistas ou sobre os protestos em andamento

Publicidade

Imagem do bloco

4 Colunas 2 Conteúdo para assinantes

Vejinhas Conteúdo para assinantes

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Black Friday

A melhor notícia da Black Friday

BLACK
FRIDAY

MELHOR
OFERTA

Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 5,99/mês*

ou
BLACK
FRIDAY
Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba 4 Revistas no mês e tenha toda semana uma nova edição na sua casa (menos de R$10 por revista)

a partir de 39,96/mês

ou

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.