Fortaleça o jornalismo: Assine a partir de R$5,99
Continua após publicidade

Austrália entra em recessão pela 1ª vez em quase 30 anos

País registrou uma queda de 7% do PIB no segundo trimestre após impacto da pandemia de coronavírus

Por Da Redação
Atualizado em 2 set 2020, 11h11 - Publicado em 2 set 2020, 10h46
  • Seguir materia Seguindo materia
  • A Austrália registrou uma queda de 7% no Produto Interno Bruto (PIB) no segundo trimestre – a pior de sua história – e entrou em sua primeira recessão técnica em quase 30 anos.

    “A pandemia e as políticas de isolamento relacionadas levaram a uma queda de 7% do PIB no trimestre encerrado em junho. Esta é, por uma ampla margem, a maior queda trimestral do PIB desde o início dos registros, em 1959”, disse o chefe de Contas Nacionais do Escritório Australiano de Estatísticas, Michael Smedes, em comunicado.

    No primeiro trimestre, o PIB do país caiu 0,3%. Com a segunda queda seguida, foi configurada uma recessão técnica. A última vez em que a Austrália entrou em recessão foi em 1991, quando a economia recuou 1,3% e 0,1% em dois trimestres consecutivos.

    ASSINE VEJA

    A esperança dos novatos na bolsa
    A esperança dos novatos na bolsa Leia nesta edição: a multidão de calouros no mercado de ações, a ‘lista negra’ de Bolsonaro e as fraudes na pandemia ()
    Clique e Assine

    O Escritório Australiano de Estatísticas também disse no comunicado que os benefícios pagos pelo governo para ajudar pessoas físicas e jurídicas tiveram nível recorde.

    Continua após a publicidade

    Após o início da pandemia, o governo australiano impôs uma série de restrições ao comércio e a serviços para conter a propagação do novo coronavírus, além de ter concedido pacotes de auxílio, incluindo benefícios salariais e para desempregados. O estímulo econômico totalizou 13,3% de seu PIB.

    O PIB registrou queda no segundo trimestre de 6,3% na comparação com o mesmo período de 2019. A economia australiana já havia sido afetada pela seca e os incêndios devastadores no país a partir do segundo semestre de 2019.

    O país superou com certo êxito a primeira onda da epidemia, mas as medidas de confinamento durante os primeiros meses tiveram um impacto sobre os resultados da economia do segundo trimestre.

    Continua após a publicidade

    Um confinamento muito mais rigoroso está agora em vigor para cinco milhões de habitantes de Melbourne, onde acontece uma segunda onda de contágios que certamente prejudicará ainda mais o rendimento econômico do país no trimestre em curso. Desde o início da pandemia, a Austrália registrou 26.000 casos e 663 óbitos por Covid-19.

    (Com EFE e AFP)

    Publicidade

    Publicidade

    Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

    Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

    Domine o fato. Confie na fonte.

    10 grandes marcas em uma única assinatura digital

    MELHOR
    OFERTA

    Digital Completo

    Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

    a partir de 5,99/mês*

    ou
    Impressa + Digital
    Impressa + Digital

    Receba 4 Revistas no mês e tenha toda semana uma nova edição na sua casa (equivalente a 9,98 por revista)

    a partir de 39,90/mês

    *Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
    *Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

    PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
    Fechar

    Não vá embora sem ler essa matéria!
    Assista um anúncio e leia grátis
    CLIQUE AQUI.