Black Friday: Assine a partir de 1,49/semana

Autor de atentado na Itália é ligado a neonazismo, diz ministro

Luca Traini, de 28 anos, feriu seis imigrantes africanos na cidade de Macerata neste sábado. Ele tem tatuado na testa símbolo atribuído a neonazistas

Por Estadão Conteúdo Atualizado em 30 jul 2020, 20h28 - Publicado em 3 fev 2018, 21h05

O ministro da Interior da Itália, Marco Minniti, disse que o suspeito de um ataque a tiros que feriu seis imigrantes africanos na cidade de Macerata, no centro do país, está envolvido com “ódio racial” e tem um passado de ligações com a extrema direita, com laços neonazistas e neofascistas. O ministro disse a repórteres na cidade que o atirador agiu sozinho no atentado deste sábado, mas planejou o atentado antecipadamente.

O suspeito, Luca Traini, de 28 anos, havia concorrido pelo partido anti-imigração Liga do Norte em uma eleição local no ano passado e, anteriormente, tinha se associado aos neofascistas Forza Nuova e Casa Pound. Uma fotografia de Traini sob custódia policial mostra que ele tem uma tatuagem associada a neonazistas em sua testa. Depois de ferir os imigrantes africanos, ele teria saído do veículo e feito saudações nazistas.

Autoridades italianas revelaram que cinco homens e uma mulher foram atingidos pelos disparos. Um dos seis feridos no ataque foi tratado em um hospital da região e liberado. Sobre as outras cinco vítimas, as informações são as de que uma estava em cuidado intensivo, enquanto as outras já tinham sido submetidas a cirurgia ou seriam operadas em breve. As idades variaram entre 21 e 33 anos, segundo o jornal La Repubblica.

O líder da Liga do Norte, Matteo Salvini, um crítico da política de imigração da Itália, condenou o tiroteio. “A violência nunca é a solução”,  escreveu em sua página do Facebook, mas acrescentou: “A imigração fora do controle traz caos, ódio, disputas sociais (…), tráfico de drogas, estupro, assaltos e violência”.

Mais cedo, o primeiro-ministro italiano, Paolo Gentiloni, condenou o ataque, dizendo que “o ódio e a violência não vão conseguir nos dividir”. Gentiloni declarou neste sábado que “uma coisa é certa, que crimes horríveis e o comportamento criminoso serão processados e punidos. Esta é a lei”.

Publicidade

Imagem do bloco

4 Colunas 2 Conteúdo para assinantes

Vejinhas Conteúdo para assinantes

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Black Friday

A melhor notícia da Black Friday

BLACK
FRIDAY

MELHOR
OFERTA

Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 5,99/mês*

ou
BLACK
FRIDAY
Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba 4 Revistas no mês e tenha toda semana uma nova edição na sua casa (menos de R$10 por revista)

a partir de 39,96/mês

ou

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.