Black Friday: Assine a partir de 1,49/semana
Continua após publicidade

Autoridades internacionais apoiam movimentação de Guaidó

OEA e Grupo de Lima reiteraram apoio ao presidente autoproclamado; senador dos EUA, Marco Rubio pediu que os venezuelanos impeçam "colonização" cubana

Por Da Redação
Atualizado em 30 jul 2020, 19h48 - Publicado em 30 abr 2019, 12h00
  • Seguir materia Seguindo materia
  • Autoridades internacionais reagiram favoravelmente à convocação do autoproclamado presidente interino da Venezuela, Juan Guaidó, para a “fase final” do golpe de Estado contra o ditador do país, Nicolás Maduro, nesta terça-feira, 30.

    O senador americano Marco Rubio, chefe estratégico do governo de Donald Trump para a Venezuela, cumprimentou o levante militar da oposição contra Maduro. Em seu perfil no Twitter, o congressista da Flórida afirmou que “a liberdade está esperando pelos venezuelanos.”

    “Agora, o momento é de tomar as ruas em apoio ao governo interino”, afirmou. “Hoje é o dia em que não podem haver espectadores na Venezuela. Líderes policiais, judiciais e políticos devem apoiar a restauração da democracia constitucional ou então serão partidários dos esforços de Cuba para colonizar a Venezuela. Esta escolha definirá o resto de suas vidas”, completou o republicano, de origem cubana.

    No início desta terça-feira, Guaidó, presidente da oposicionista Assembleia Nacional, publicou um vídeo acompanhado do dirigente do Vontade Popular (VP), Leopoldo López, em prisão domiciliar desde 2015, e de militares da FAN, assegurando que “o fim definitivo da usurpação começou hoje” com o apoio de lideranças das Forças Armadas, aliadas históricas do chavismo.

    Continua após a publicidade

    O presidente da Colômbia, Iván Duque, um dos mais de 50 líderes aliados ao presidente interino, pediu que a Força Armada Nacional Bolivariana (FANB) apoiem “o lado certo da história” e “reneguem a ditadura e usurpação de Maduro.” Duque ainda convocou uma reunião de emergência do Grupo de Lima, união com representantes de 14 países americanos, incluindo o Brasil, para discutir a nova movimentação de Guaidó. 

    O colombiano convidou o povo venezuelano a se unir “na busca pela liberdade, democracia e reconstrução institucional encabeçada por Guaidó.”

    O governo da Espanha, reeleito no último domingo 28, também reiterou sua oposição a Maduro, mas expressou sua preocupação para que “não aconteça um derramamento de sangue” na Venezuela, em meio a imagens dos confrontos entre manifestantes que tomam as ruas de Caracas e forças policiais fieis a Maduro.

    Continua após a publicidade

    “Confiamos na realização imediata de eleições para a escolha de um novo presidente”, afirmou a porta-voz do governo e ministra da Educação, Isabel Celaá, na saída de uma reunião do Conselho de Ministérios do país.

    Já o secretário geral da Organização dos Estados Americanos (OEA), Luis Almagro, parabenizou os militares por sua adesão à iniciativa para dar fim ao regime do líder chavista. “É necessário oferecer todo o apoio ao processo de transição democrática de forma pacífica”, escreveu o uruguaio em sua conta no Twitter.

    (Com EFE) 

    Publicidade

    Publicidade
    Imagem do bloco

    4 Colunas 2 Conteúdo para assinantes

    Vejinhas Conteúdo para assinantes

    Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

    Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

    Black Friday

    A melhor notícia da Black Friday

    BLACK
    FRIDAY

    MELHOR
    OFERTA

    Digital Completo

    Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

    a partir de 5,99/mês*

    ou
    BLACK
    FRIDAY
    Impressa + Digital
    Impressa + Digital

    Receba 4 Revistas no mês e tenha toda semana uma nova edição na sua casa (menos de R$10 por revista)

    a partir de 39,96/mês

    ou

    *Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
    *Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

    PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
    Fechar

    Não vá embora sem ler essa matéria!
    Assista um anúncio e leia grátis
    CLIQUE AQUI.