Relâmpago: Revista em casa por 8,98/semana

Avião que caiu na Índia emitiu mayday logo após decolagem: ministro fala em ‘muitos mortos’

Voo da Air India levava 242 passageiros. Deles, 169 são cidadãos indianos, 53 são britânicos, um canadense e sete portugueses

Por Amanda Péchy Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO Atualizado em 12 jun 2025, 08h25 - Publicado em 12 jun 2025, 07h52

O voo da Air India que caiu ao decolar do aeroporto internacional de Ahmedabad, no oeste indiano, nesta quinta-feira, 12, emitiu um mayday, um pedido de socorro, ao Controle de Tráfego Aéreo logo após a decolagem, de acordo com a Diretoria Geral de Aviação Civil da Índia. O avião levava 242 passageiros.

O voo decolou às 13h39 locais (5h09 em Brasília), segundo o comunicado, e quase em seguida pediu socorro. “Mas, posteriormente, a aeronave não respondeu aos chamados feitos pelo Controle de Tráfego Aéreo. Imediatamente após a decolagem da pista 23, a aeronave caiu em solo fora do perímetro do aeroporto. Uma densa fumaça preta foi vista saindo do local do acidente”, completou o texto.

Ainda não se sabe quantas vítimas há no acidente, mas o ministro da Saúde indiano, Shri Jagat Prakash Nadda, informou que “muitas pessoas morreram – a primeira confirmação de fatalidades em Ahmedabad.

Um policial informou a repórteres no local que o voo AI171 caiu sobre um alojamento para médicos. Pelo menos trinta corpos foram recuperados do prédio, informaram equipes de resgate, como reportou a agência de notícias Reuters. Mais pessoas continuam presas nos escombros.

“Já limpamos quase 70% a 80% da área e limparemos o restante em breve”, o policial continuou, segundo a Reuters.

Continua após a publicidade

Em um comunicado anterior, a Air India afirmou que os feridos estavam sendo levados aos hospitais mais próximos.

“Neste momento, estamos apurando os detalhes e compartilharemos novas atualizações”, disse a companhia aérea no X.

O avião envolvido no incidente é um Boeing 787-8 modelo Dreamliner. O destino era o aeroporto de Gatwick, em Londres, no Reino Unido.

Continua após a publicidade

A Boeing afirmou estar ciente dos relatos iniciais de um acidente envolvendo uma de suas aeronaves na Índia e disse estar “trabalhando para reunir mais detalhes”.

A Air India informou que, entre os 242 passageiros, estavam 169 indianos, 53 britânicos, sete portugueses e um canadense.

“Os feridos estão sendo levados aos hospitais mais próximos. Também criamos uma linha direta para passageiros, o número 1800 5691 444, para fornecer mais informações”, afirmou a companhia aérea em comunicado. “A Air India está prestando total cooperação às autoridades que investigam este incidente.”

Continua após a publicidade

O acidente ocorreu próximo ao Aeroporto Internacional Sardar Vallabhbhai Patel, em Ahmedabad, a maior cidade do estado de Gujarat, no oeste da Índia. Gujarat também é o estado natal do primeiro-ministro indiano, Narendra Modi.

Modi declarou nesta quinta-feira que o episódio “chocou e entristeceu” o país.

“A tragédia em Ahmedabad nos chocou e entristeceu. É de partir o coração, além das palavras”, disse ele em uma publicação no X. “Neste momento triste, meus pensamentos estão com todos os afetados. Mantive contato com ministros e autoridades que estão trabalhando para ajudar os afetados”, acrescentou.

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*
Apenas 9,90/mês*
OFERTA RELÂMPAGO

Revista em Casa + Digital Completo

Receba 4 revistas de Veja no mês, além de todos os benefícios do plano Digital Completo (cada edição sai por menos de R$ 9)
A partir de 35,90/mês

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
Ofertas exclusivas para assinatura Anual.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.