Relâmpago: Revista em casa por 8,98/semana

Avós da Praça de Maio dizem ter encontrado 140º neto sequestrado pela ditadura argentina

Organização de direitos humanos segue identificando filhos de desaparecidos durante o regime militar, quase cinco décadas depois

Por Júlia Sofia Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO 7 jul 2025, 15h04

As Avós da Praça de Maio anunciaram nesta segunda-feira, 7, a identificação do 140º neto sequestrado durante a última ditadura militar argentina (1976–1983). Fundada em 1977, a organização de direitos humanos convocou uma entrevista coletiva em Buenos Aires para divulgar detalhes sobre a identidade do homem, mais um dos filhos de desaparecidos localizado após décadas de busca.

Estima-se que cerca de 500 crianças tenham sido tiradas de suas mães em centros clandestinos de detenção e entregues a famílias ligadas ao regime, com identidades falsas. Desde então, as Avós da Praça de Maio têm reconstituído essas histórias com apoio de bancos de DNA, documentos e denúncias anônimas.

A descoberta ocorre poucos meses após o anúncio da 139ª neta, feito em janeiro. Ela é filha de um casal sequestrado em novembro de 1977, quando a mãe estava grávida de seis a sete meses. Já em junho, o grupo confirmou a restituição do neto de número 138, filho de Marta Enriqueta Pourtalé e Juan Carlos Villamayor, ambos desaparecidos em dezembro de 1976.

Essas identificações foram possíveis graças ao trabalho da Comissão Nacional pelo Direito à Identidade (Conadi), ligada à Secretaria de Direitos Humanos da Argentina, que, segundo as Avós, é essencial para garantir a continuidade dos “processos de memória, verdade e justiça”.

Estela de Carlotto, presidente da associação, destacou em situações anteriores que “a verdade sobre os crimes da ditadura continua vindo à tona” e reforçou a necessidade de proteger as instituições responsáveis por essas identificações.

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*
Apenas 9,90/mês*
OFERTA RELÂMPAGO

Revista em Casa + Digital Completo

Receba 4 revistas de Veja no mês, além de todos os benefícios do plano Digital Completo (cada edição sai por menos de R$ 9)
A partir de 35,90/mês

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
Ofertas exclusivas para assinatura Anual.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.