Black Friday: Assine a partir de 1,49/semana

Biden abre 11 pontos de vantagem contra Trump, diz pesquisa NBC/WSJ

Atual presidente também viu sua aprovação cair para 42%, e apenas 19% dos entrevistados acreditam que os EUA estão no caminho certo

Por Da Redação
15 jul 2020, 20h26

A menos de quatro meses das eleições presidenciais nos Estados Unidos, uma pesquisa lançada nesta quarta-feira, 15, pela emissora de televisão NBC News e pelo periódico The Wall Street Journal aponta que o pré-candidato do Partido Democrata, Joe Biden, conta com uma vantagem de 11 pontos percentuais acima do presidente, Donald Trump. A desaprovação do governo aumentou no último mês, em especial devido às tensões raciais atiçadas pela morte do afroamericano George Floyd.

Segundo a pesquisa, que foi conduzida entre 9 e 12 de julho, 51% dos eleitores americanos votariam em Biden contra 40% em Trump se as eleições fossem agora. Além disso, 50% do eleitorado afirma que “não tem nenhuma chance” de votar em Trump.

A vantagem de Biden era de apenas 7 pontos percentuais na pesquisa anterior, referente ao início de junho, quando apenas 49% dos eleitores votariam no democrata contra 42 no republicano.

No colégio eleitoral, sistema que efetivamente define a eleição presidencial com base nas votações por estado, o democrata conta com uma vantagem semelhante.

Considerando apenas o eleitorado de 11 estados cruciais — devido ao peso que têm no colégio eleitoral e ao fato de não serem redutos de nenhum dos dois partidos —, Biden está 12 pontos percentuais à frente de Trump.

Continua após a publicidade

Em contrapartida ao democrata, a perspectiva positiva que os eleitores americanos têm de Biden caiu no último mês de 37% para 34% e a perspectiva negativa disparou de 38% para 46%.

Aprovação de Trump

Além da situação na corrida eleitoral, a pesquisa desta quarta-feira também indica que a taxa de aprovação do governo Trump caiu em 3 pontos percentuais para 42%, o pior índice nos últimos dois anos.

Ainda mais, apenas 19% do eleitorado americano acredita que o país está no caminho certo.

Continua após a publicidade

A política do governo Trump mais rejeitada pelo eleitorado é o tratamento do presidente às tensões raciais atiçadas nos Estados Unidos há quase dois meses.

Apenas 33% dos eleitores aprovam a maneira como o tema tem sido cuidado pelo presidente, que chegou a acionar as forças de segurança para dispersar manifestantes com gás lacrimogêneo para poder tirar uma foto em uma igreja no início de junho.

O manejo da pandemia da Covid-19 na qual mais de 3,5 milhões de americanos contraíram a Covid-19 e mais de 137.000 morreram — tem uma aprovação de apenas 37%.

Continua após a publicidade

Ponto forte do governo Trump, a economia é aprovada por 54% dos eleitores. Nunca desde a posse do republicano em janeiro de 2017, o índice de aprovação da economia foi tão alto.

Publicidade

Imagem do bloco
Continua após publicidade

4 Colunas 2 Conteúdo para assinantes

Continua após publicidade

Vejinhas Conteúdo para assinantes

Continua após publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Black Friday

A melhor notícia da Black Friday

BLACK
FRIDAY

MELHOR
OFERTA

Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 5,99/mês*

ou
BLACK
FRIDAY
Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba 4 Revistas no mês e tenha toda semana uma nova edição na sua casa (menos de R$10 por revista)

a partir de 39,96/mês

ou

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.