O presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, foi fotografado usando um boné vermelho de apoio à candidatura de Donald Trump.
A imagem foi capturada durante um evento em homenagem ao 11 de setembro, realizado em um quartel de bombeiros na Pensilvânia, um dia após o debate presidencial entre Trump e Kamala Harris.
Porta-voz da Casa Branca disse que o presidente recebeu o acessório enquanto discutia a importância do bipartidarismo.
A foto rapidamente se espalhou nas redes sociais, especialmente entre os eleitores republicanos. O comitê de campanha de Trump aproveitou a oportunidade para compartilhar a foto agradecendo pelo “apoio” de Biden.
“Kamala sofreu uma derrota tão feia ontem à noite que até Biden agora está apoiando o presidente Trump”, escreveu a campanha em uma postagem no Instagram.
Além disso, apoiadores de Trump destacaram uma declaração do republicano durante o debate, na qual ele sugere que Biden não suporta Kamala Harris, devido à pressão para desistir da reeleição. Trump disse: “Ela não recebeu votos [na convenção]. Biden teve 14 milhões de votos. Quer falar sobre ameaça à democracia? Tiraram ele da corrida. Vou contar um segredo. Ele a odeia. Ele não a aguenta.”
Andrew Bates, porta-voz da Casa Branca, explicou que o gesto de Biden foi uma tentativa de promover a união. Segundo Bates, o presidente usou o boné como uma demonstração de que o país precisa de um esforço bipartidário, semelhante ao espírito de união visto após os ataques de 11 de setembro de 2001. “Como gesto, ele recebeu um boné de um apoiador de Trump e, no mesmo espírito, usou-o brevemente”, afirmou Bates em uma rede social.
Em julho, Joe Biden anunciou sua desistência de buscar a reeleição após receber pressões de líderes democratas, doadores e apoiadores. No mesmo dia, ele declarou seu apoio à candidatura de Kamala Harris e reiterou esse apoio durante a Convenção do Partido Democrata em agosto.