Fortaleça o jornalismo: Assine a partir de R$5,99
Continua após publicidade

Bolsonaro afirma que transferirá embaixada para Jerusalém até 2021

Presidente diz ter tratado do tema com lideranças de países árabes: 'Não é para afrontá-los, é uma questão de entendimento nosso'

Por Da Redação
Atualizado em 4 fev 2020, 13h15 - Publicado em 4 fev 2020, 12h51
  • Seguir materia Seguindo materia
  • O presidente Jair Bolsonaro afirmou que vai transferir a embaixada do Brasil em Israel para Jerusalém até o final de 2021, em uma entrevista para o canal no YouTube do pastor Silas Malafaia. A declaração foi dada em dezembro do ano passado, mas a entrevista só foi publicada nesta segunda-feira 3.

    “Não vou dizer 20[20], mas no máximo 20[21]. E vai nascer sem atritos”, disse Bolsonaro. O presidente revelou que, nas viagens que tem feito pelo mundo, tem conversado com líderes de países vizinhos de Israel sobre a questão.

    “Nós temos conversado com lideranças de países vizinhos, falando que é uma questão interna nossa”, disse. “Não é para afrontá-los, é uma questão de entendimento nosso”.

    Bolsonaro afirmou ter tratado do tema com lideranças da Arábia Saudita, Catar, Emirados Árabes, entre outros. “Só teve uma que ficou meio assim, mas deu sinal verde”, disse. “Os outros chefes de Estado falaram que é uma questão interna do Brasil”.

    Continua após a publicidade

    “O comércio hoje em dia não tem ideologia”, afirmou ainda. “Você vai deixar de comprar do Brasil por uma questão dessa e vai comprar de outro país? Vai aumentar o preço para o lado de lá. E nós não estamos afrontando, estamos conversando. É um convencimento”, completou.

    A entrevista foi gravada no último dia 20 de dezembro, mas demorou mais de um mês para ser divulgada por Malafaia, que é presidente do Conselho Interdenominacional de Ministros Evangélicos do Brasil.

    Jair Bolsonaro provocou grande desconforto diplomático com os países árabes logo nos primeiros dias de seu governo, quando declarou sua intenção de transferir a embaixada brasileira em Israel para Jerusalém, em um gesto de reconhecimento da cidade como capital do Estado judeu. Com exceção dos Estados Unidos, a comunidade internacional mantém suas representações diplomáticas em Tel Aviv para manter a neutralidade no conflito com a Palestina.

    A embaixada brasileira só não foi transferida para Jerusalém devido à pressão feita por setores do agronegócio que, temendo represálias dos países árabes, conseguiram adiar a decisão do presidente. Porém, em dezembro de 2019, o Brasil inaugurou um escritório comercial na Cidade Santa.

    Publicidade

    Publicidade

    Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

    Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

    Domine o fato. Confie na fonte.

    10 grandes marcas em uma única assinatura digital

    MELHOR
    OFERTA

    Digital Completo

    Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

    a partir de 5,99/mês*

    ou
    Impressa + Digital
    Impressa + Digital

    Receba 4 Revistas no mês e tenha toda semana uma nova edição na sua casa (equivalente a 9,98 por revista)

    a partir de 39,90/mês

    *Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
    *Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

    PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
    Fechar

    Não vá embora sem ler essa matéria!
    Assista um anúncio e leia grátis
    CLIQUE AQUI.