Black Friday: Assine a partir de 1,49/semana
Continua após publicidade

Bolsonaro descarta Argentina e escolhe Chile para primeira viagem

O conservador Sebastián Piñera, presidente chileno, confirma conversa com então candidato do PSL antes do segundo turno

Por Da Redação
Atualizado em 29 out 2018, 16h02 - Publicado em 29 out 2018, 14h38
  • Seguir materia Seguindo materia
  • Contrariando uma tradição brasileira, o presidente eleito Jair Bolsonaro decidiu pelo Chile como o primeiro país que visitará. O segundo será os Estados Unidos. Os últimos presidentes eleitos escolheram a Argentina, país com o qual o Brasil está ligado pelo Mercosul e com o qual mantém intensa vinculação produtiva, como primeiro destino internacional.

    A aposta no Chile foi confirmada nesta segunda-feira pelo deputado federal Onyx Lorenzoni (DEM), futuro ministro da Casa Civil do futuro governo, à rede de televisão chilena 24 horas. “Depois de se recuperar da cirurgia, o presidente Bolsonaro vai primeiro para o Chile, depois aos Estados Unidos”, afirmou. “Este é um compromisso que o presidente (Bolsonaro) assumiu com o presidente (Sebastián) Piñera”, acrescentou Lorenzoni, referindo-se ao chefe de governo chileno, de linha conservadora.

    A data dessa viagem ainda não foi definida. O anúncio deu-se depois de o governo de Piñera ter admitido seu contato com a equipe de Bolsonaro antes do segundo turno, no domingo. De acordo com o presidente chileno, os dois tiveram “uma longa, franca e muito útil conversa” por telefone.

    “Claro que ele me confirmou que visitaria o Chile. Acredito que sua primeira viagem fora do Brasil será ao Chile e, depois, provavelmente aos Estados Unidos”, afirmou Piñera, consultado por jornalistas chilenos.

    Representantes dos partidos de direita que apoiam o governo de Piñera também visitaram o então candidato do PSL. “O presidente Piñera é um aliado, e esperamos fortalecer os laços”, disse Lorenzoni à rede CNNChile.

    Continua após a publicidade

    Piñera também foi um dos primeiros líderes da região a parabenizar Bolsonaro por sua vitória eleitoral, por meio das redes sociais, e a convidá-lo a uma visita ao  Chile.

    “Parabenizei-o por um ato democrático da sociedade brasileira que foi impecável (…) e também o parabenizei pelo grande triunfo eleitoral: ele conseguiu mais de 55% dos votos, ou seja, uma grande maioria”.

    Antes de sua eleição, Bolsonaro expressou sua admiração por Piñera e sua intenção de trabalhar em conjunto pelo “progresso” do Brasil e do Chile.

    (Com EFE)

    Publicidade

    Publicidade
    Imagem do bloco
    Continua após publicidade

    4 Colunas 2 Conteúdo para assinantes

    Continua após publicidade

    Vejinhas Conteúdo para assinantes

    Continua após publicidade

    Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

    Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

    Black Friday

    A melhor notícia da Black Friday

    BLACK
    FRIDAY

    MELHOR
    OFERTA

    Digital Completo

    Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

    a partir de 5,99/mês*

    ou
    BLACK
    FRIDAY
    Impressa + Digital
    Impressa + Digital

    Receba 4 Revistas no mês e tenha toda semana uma nova edição na sua casa (menos de R$10 por revista)

    a partir de 39,96/mês

    ou

    *Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
    *Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

    PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
    Fechar

    Não vá embora sem ler essa matéria!
    Assista um anúncio e leia grátis
    CLIQUE AQUI.