Black Friday: Assine a partir de 1,49/semana

Bolsonaro visitará Estados Unidos, Chile e Israel em março

Estas serão as primeiras visitas oficiais do presidente, depois da viagem a Davos para participar do Fórum Econômico Mundial

Por Da redação
Atualizado em 1 mar 2019, 23h28 - Publicado em 1 mar 2019, 23h24

O presidente Jair Bolsonaro terá uma intensa agenda internacional em março. Inicialmente, ele irá para os Estados Unidos, depois para o Chile e Israel. As programações ainda estão sendo fechadas.

Bolsonaro deverá ter reuniões com os presidentes dos Estados Unidos, Donald Trump, e do Chile, Sebastián Piñera, e com o primeiro-ministro de Israel, Benjamin Netanyahu.

O ministro das Relações Exteriores, Ernesto Araújo, antecipou a agenda do presidente após reunião com o vice-presidente da República, Hamilton Mourão, nesta sexta-feira, 1.

A viagem aos Estados Unidos deve ocorrer entre 18 a 22 de março, de lá, o presidente deve seguir para o Chile, onde ficará até o dia 23, e no fim do mês, ele irá para Israel.

Os jornais israelenses noticiam que o Ministério das Relações Exteriores informou que a viagem de Bolsonaro ao país deve ocorrer entre 31 de março e 4 de abril.

Continua após a publicidade

Estas serão as primeiras visitas oficiais de Bolsonaro, depois da viagem na Suíça para participar do Fórum Econômico Mundial de Davos.

A agenda anunciada representa uma ruptura em uma tradição diplomática, que previa que a primeira viagem de um novo presidente brasileiro fosse à Argentina, principal parceiro econômico do país na América do Sul. No entanto, Bolsonaro já recebeu visita oficial do presidente argentino, Mauricio Macri, no Palácio do Planalto.

A visita do presidente aos Estados Unidos ocorre no momento em que as duas nações lideram um movimento internacional para reconhecimento do autodeclarado presidente da Venezuela, Juan Guaidó, e da distribuição de ajuda humanitária para o povo venezuelano.

Continua após a publicidade

Trump anunciou em outubro do ano passado, após ligar para Bolsonaro para parabenizá-lo pela vitória nas eleições, que os Estados Unidos pretendem avançar nas negociações comerciais com o Brasil.

No Chile, o presidente brasileiro participará do Fórum Prosul, organizado por Piñera. O encontro é uma tentativa do presidente chileno de criar um órgão para substituir a União de Nações Sul-Americanas (Unasul), acusada por ele de ter sido dominada pela ideologia.

Por fim, a viagem a Israel é um novo passo na associação estratégica proposta por Bolsonaro a Netanyahu, que veio a Brasília no início do ano para a posse do presidente brasileiro.

Continua após a publicidade

No mês passado, o primeiro-ministro israelense enviou um grupo de militares para ajudar nos resgates das vítimas do rompimento da barragem Mina Córrego do Feijão, em Brumadinho (MG).

(Com Agência Brasil e EFE)

Publicidade

Imagem do bloco

4 Colunas 2 Conteúdo para assinantes

Vejinhas Conteúdo para assinantes

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Black Friday

A melhor notícia da Black Friday

BLACK
FRIDAY

MELHOR
OFERTA

Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 5,99/mês*

ou
BLACK
FRIDAY
Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba 4 Revistas no mês e tenha toda semana uma nova edição na sua casa (menos de R$10 por revista)

a partir de 39,96/mês

ou

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.