O primeiro-ministro do Reino Unido, Boris Johnson, prometeu neste domingo “concluir o Brexit” com seu Partido Conservador, fazendo uma promessa eleitoral para trazer seu acordo de retirada da União Europeia (UE) de volta para o Parlamento antes do Natal.
Com o Reino Unido indo às urnas no dia 12 de dezembro, os conservadores do governo publicaram um manifesto eleitoral que prometeu mais gastos do setor público e nenhuma extensão à adiada saída da UE.
O partido do governo também afirmou que não haverá a criação de mais impostos, ressaltando uma distinção com o oposicionista Partido Trabalhista, que prometeu elevar impostos sobre ricos e empresários para financiar uma expansão do Estado.
Mas o manifesto ofereceu poucos detalhes sobre outras áreas políticas, demonstrando a estratégia dos assessores para que Johnson jogue em território seguro após os planos sobre assistência social em 2017 acabarem com a vantagem de sua antecessora Theresa May nas pesquisas.
Johnson é o favorito para vencer as eleições, de acordo com pesquisas. “Vamos concluir o Brexit e aí veremos uma onda reprimida de investimentos adentrar esse país”, disse o primeiro-ministro, lançando o manifesto na cidade de Telford, na região central da Inglaterra.
“Vamos fazer o Brexit e poderemos focar nossos corações e mentes nas prioridades do povo britânico”.