Black Friday: Assine a partir de 1,49/semana
Continua após publicidade

Brasil cairá na lista de países mais populosos do mundo

Segundo relatório da ONU, o país será desbancado pelo Nigéria e irá para a sétima posição até o final do ano

Por Da Redação 11 jul 2022, 20h36
  • Seguir materia Seguindo materia
  • Um novo relatório da ONU publicado nesta segunda-feira, 11, mostrou que o Brasil perderá em breve o posto de sexto país mais populoso do mundo para a Nigéria. Com o crescimento populacional acelerado, o país africano chegará ao final de 2022 com 218,5 milhões de habitantes, ultrapassando o Brasil, com 215,3 milhões de cidadãos.

    Até o final do ano, o ranking em ordem dos dez países mais populosos do mundo será China, Índia, Estados Unidos, Indonésia, Paquistão, Nigéria, Brasil, Bangladesh, Rússia e México.

    Assim como em todos os países analisados, o Brasil registrou uma queda na expectativa de vida nos últimos dois anos, devido a pandemia de Covid-19. Em 2019, a expectativa de vida no país era de 75 anos, e agora passou, em média, para 72. A queda foi aproximadamente de 2,5 anos, em comparação com a diminuição de 1,8 ano globalmente. Segundo o documento, a tendência é que o Brasil recupere essa taxa, e chegue em 2050 com uma expectativa de vida de 81, 3 anos.

    O relatório World Population Prospects faz projeções mundiais que envolvem taxas de natalidade, fertilidade, mortalidade, entre outras, baseado em censos reunidos entre 1950 e 2022, de 237 países.

    A população mundial deve chegar a oito bilhões em novembro deste ano, que representa um aumento de cem milhões em relação ao número atual. Em 2030 atingirá a marca dos 8,5 bilhões e em 2050 chegará a 9,7 bilhões de habitantes, porém com mais da metade do crescimento concentrado em oito países. São eles República Democrática do Congo, Egito, Etiópia, Índia, Nigéria, Paquistão, Filipinas e República Unida da Tanzânia.

    Até 2050, a China também irá perder o primeiro lugar da lista para a Índia, que irá se tornar o país mais populoso do mundo. O Brasil atingirá seu pico populacional em 2046, com 231,1 milhões de habitantes, e só então o número começará a decrescer.

    Publicidade

    Publicidade
    Imagem do bloco

    4 Colunas 2 Conteúdo para assinantes

    Vejinhas Conteúdo para assinantes

    Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

    Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

    Black Friday

    A melhor notícia da Black Friday

    BLACK
    FRIDAY

    MELHOR
    OFERTA

    Digital Completo

    Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

    a partir de 5,99/mês*

    ou
    BLACK
    FRIDAY
    Impressa + Digital
    Impressa + Digital

    Receba 4 Revistas no mês e tenha toda semana uma nova edição na sua casa (menos de R$10 por revista)

    a partir de 39,96/mês

    ou

    *Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
    *Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

    PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
    Fechar

    Não vá embora sem ler essa matéria!
    Assista um anúncio e leia grátis
    CLIQUE AQUI.