Black Friday: Assine a partir de 1,49/semana
Continua após publicidade

Brasil e EUA assinam acordo climático em reunião do G20

Cooperação bilateral vai se concentrar em quatro pilares e marca o estreitamento de relações entre os dois países

Por Mafê Firpo Atualizado em 26 jul 2024, 19h39 - Publicado em 26 jul 2024, 15h41
  • Seguir materia Seguindo materia
  • O Brasil e os Estados Unidos anunciaram nesta sexta-feira, 26, uma parceria climática em evento que reúne ministros da Fazenda do G20, no Rio de Janeiro.

    A parceria bilateral se concentra em quatro áreas: cadeias de produção de energia limpa, mercados de carbono de alta integridade, finanças da natureza e da biodiversidade e fundos climáticos multilaterais. 

    Em sua declaração, a secretária do Tesouro dos EUA, Janet Yellen, disse que “avançar no trabalho sobre clima, natureza e biodiversidade pode trazer benefícios não apenas para ambas as economias, mas também para a região e para a economia global”.

    Além disso, ela enfatizou a importância de reforçar cadeias de fornecimento de energia limpa para melhorar a integridade e a eficácia dos mercados voluntários de carbono.

    “Os dois países nunca foram distantes. Mantêm uma cultura comum, princípios e valores comuns. A política não é feita só de números, é feita de símbolos também. E o que nós decidimos como atores é estreitar os laços entre os nossos dois países e dar visibilidade a essa aproximação, que no contexto atual de grandes tensões geopolíticas é um passo essencial para dar o exemplo da construção de um mundo melhor de forma cooperativa”, comentou o ministro da Fazenda, Fernando Haddad.

    Continua após a publicidade

    Segundo Haddad, o Brasil e os EUA compartilham a preocupação com o meio ambiente, além de concordarem com a necessidade de “envidar esforços cada vez mais consistentes no sentido de promover a mudança climática em várias áreas de atuação.”

    Ambos as nações vão mobilizar esforços para financiar e desenvolver soluções inovadoras para consertar e restaurar a natureza e a biodiversidade, inclusive por meio de bancos multilaterais de desenvolvimento.

    Publicidade

    Publicidade

    Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

    Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

    Black Friday

    A melhor notícia da Black Friday

    BLACK
    FRIDAY

    MELHOR
    OFERTA

    Digital Completo

    Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

    a partir de 5,99/mês*

    ou
    BLACK
    FRIDAY
    Impressa + Digital
    Impressa + Digital

    Receba 4 Revistas no mês e tenha toda semana uma nova edição na sua casa (menos de R$10 por revista)

    a partir de 39,96/mês

    ou

    *Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
    *Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

    PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
    Fechar

    Não vá embora sem ler essa matéria!
    Assista um anúncio e leia grátis
    CLIQUE AQUI.