Brasileiros estão dando ‘adeus ao paraíso’, diz Wall Street Journal
Em reportagem, jornal americano destaca desesperança de brasileiros ricos e educados com seu país natal
Uma matéria do Wall Street Journal, um dos principais jornais financeiros dos Estados Unidos, diz que os brasileiros estão dando ‘adeus ao paraíso’ e emigrando para outros países em busca de mais segurança e estabilidade.
O texto foi publicado na quinta-feira e na noite desta sexta (3) ainda está entre os mais lidos do site do jornal.
“Brasileiros ricos estão fugindo do país, aterrorizados pela crescente violência armada e pessimistas com o futuro político e econômico da nação”, diz a reportagem, que entrevistou o ator da Globo Thiago Lacerda.
“Estou totalmente assustado com o que está acontecendo, especialmente aqui no Rio”, disse Lacerda ao WSJ.
A matéria ainda cita uma pesquisa do Instituto Datafolha que aponta que 56% dos brasileiros com educação superior querem deixar o país. Entre todos os brasileiros, a taxa de pessoas que gostariam de emigrar também é alta: 43%.
“O governo do Brasil tem lutado para acompanhar o número de cidadãos que vivem no exterior, mas uma série de estudos recentes pintam um quadro sombrio”, diz a reportagem. “Com as eleições presidenciais de outubro se aproximando, mais 41% de brasileiros se registraram para votar no exterior do que em 2014, segundo dados do governo. ”
Segundo o Wall Street Journal, os Estados Unidos ainda são o destino preferido dos brasileiros expatriados. Porém, nos últimos anos, Portugal também se tornou um bom concorrente.
O jornal apontou ainda que, além dos brasileiros estarem saindo do país, cada vez menos estrangeiros veem o Brasil como destino interessante para se instalar.