Caixa-preta de avião que caiu em Washington é encontrada; mortos sobem para 28
Equipe de mergulhadores acha um dos gravadores de dados que serão necessários para investigação da causa do acidente

Uma equipe de mergulho recuperou nesta quinta-feira, 30, um dos gravadores de dados – a chamada caixa-preta – do avião que caiu em Washington, D.C., capital dos Estados Unidos, após colidir com um helicóptero militar na noite anterior. Ambas as aeronaves despencaram sobre as águas do Rio Potomac, próximo ao Aeroporto Ronald Reagan, onde o jato da American Airlines deveria pousar.
De acordo com a emissora americana CBS News, apenas uma das caixas-pretas foi localizada. Ainda não está claro se o dispositivo é um gravador de voz da cabine ou uma unidade de armazenamento dos dados sobre o desempenho do avião.
+ Helicóptero envolvido em acidente é modelo usado pelo exército americano desde 1979
Os dispositivos serão necessários para conduzir uma investigação que o Pentágono anunciou que vai iniciar. Pete Hegseth, o recém-empossado secretário da Defesa de Donald Trump, comunicou que o Departamento de Defesa e o Exército estarão envolvidos.
Sem expectativa de sobreviventes
Os mergulhadores encontraram o gravador dentro da cabine, onde também acharam bagagem. Vários destroços da aeronave, bem como os corpos dos passageiros, porém, foram levados para longe do local do acidente pela correnteza, segundo a CBS News.
Na noite de quarta-feira 29, um avião comercial da American Airlines e um helicóptero Black Hawk do exército dos Estados Unidos colidiram no ar perto do Aeroporto Nacional Ronald Reagan, de Washington. O voo, que partiu do Kansas, transportava 60 passageiros e quatro tripulantes. Pelo menos três militares estavam a bordo do helicóptero.
+ Acidente com avião e helicóptero em Washington: o que se sabe sobre a colisão
Uma missão de busca e resgate com cerca de 300 socorristas está em andamento no Rio Potomac. De acordo com a última atualização oficial do chefe dos bombeiros de Washington, John Donnelly, pelo menos 28 corpos foram recuperados do rio. Autoridades afirmam que não há expectativas de achar sobreviventes.
“Estamos mudando de uma operação de resgate para uma operação de recuperação. Neste ponto, não acredito que encontraremos sobreviventes”, disse Donnelly em uma coletiva de imprensa.
Identificação das vítimas
Dos 28 corpos que já foram localizados, 27 eram do jato comercial e um do helicóptero militar. O Gabinete do Médico Legista Chefe de Washington lidera os contatos com as famílias das vítimas, e vários médicos legistas estão trabalhando no processo de identificação.
“Continuaremos trabalhando para encontrar todos os corpos, recolhê-los e reuni-los com seus entes queridos”, garantiu Donnelly.
+ Acidente aéreo nos EUA: áudio captura conversa de controladores e tripulantes do helicóptero
Patinadores artísticos, bem como seus familiares e treinadores, estavam entre os passageiros do avião, de acordo com a U.S. Figure Skating, o órgão regulador americano do esporte. O grupo retornava de um campo de treinamento após o campeonato nacional de patinação artística, realizado em Wichita, Kansas, no fim de semana.
O Aeroporto Ronald Reagan, que opera voos nacionais, foi fechado até pelo menos as 11h do horário local (13h em Brasília) desta quinta-feira. Lá, familiares de prováveis vítimas se reuniram em um saguão para aguardar atualizações das autoridades.