Black Friday: Assine a partir de 1,49/semana
Continua após publicidade

Canadá e Índia expulsam diplomatas por acusações de assassinato

Canadá investiga a participação de agentes indianos no homicídio de Hardeep Singh Nijjar, um separatista sikh

Por Paula Freitas 14 out 2024, 19h43
  • Seguir materia Seguindo materia
  • Índia e Canadá expulsaram diplomatas de ambos os países após o primeiro-ministro canadense, Justin Trudeau, revelar que a polícia investiga a possível participação de agentes indianos no assassinato de Hardeep Singh Nijjar, um separatista sikh.

    Nesta segunda-feira, 14, o Alto Comissário indiano, Sanjay Kumar Verma, e outros cinco funcionários, incluindo o principal diplomata em Toronto, receberam ordem de deixar o Canadá.

    Trudeau afirmou que as alegações são baseadas em informações confiáveis e exigem ação imediata, destacando as evidências apresentadas pela Real Polícia Montada do Canadá (RCMP). “Essas evidências incluem técnicas clandestinas de coleta de informações, comportamentos coercitivos direcionados à comunidade sul-asiática no Canadá e envolvimento em uma série de atos ameaçadores e violentos, incluindo assassinatos”, declarou o primeiro-ministro em coletiva de imprensa. “É necessário interromper atividades criminosas que ameaçam a segurança pública.”

    Em resposta, o Ministério das Relações Exteriores da Índia convocou o encarregado de negócios canadense para expressar sua indignação sobre o que chamou de ataque “completamente inaceitável” e “infundado” contra seu alto comissário e outros diplomatas. “Não confiamos no comprometimento do atual governo canadense em garantir a segurança de nossos representantes. Portanto, decidimos retirar o Alto Comissário e outros diplomatas visados”, afirmou o ministério.

    Após a expulsão dos diplomatas indianos, a Índia anunciou a retirada de seis diplomatas canadenses, incluindo o alto comissário interino, dando um prazo até sábado para que deixem o país. Essa medida ocorreu após a Índia decidir retirar seu principal enviado a Ottawa, alegando que os diplomatas estavam sendo investigados como “pessoas de interesse”.

    Continua após a publicidade

    As relações entre Índia e Canadá se deterioraram desde setembro de 2023, quando Trudeau afirmou que havia evidências ligando agentes indianos ao assassinato de Nijjar, que defendia um estado Khalistani independente e foi rotulado pela Índia como “terrorista” em julho de 2020. A Índia negou repetidamente as acusações, desafiando o Canadá a apresentar provas que sustentem suas alegações.

     

    Publicidade

    Publicidade

    Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

    Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

    Black Friday

    A melhor notícia da Black Friday

    BLACK
    FRIDAY

    MELHOR
    OFERTA

    Digital Completo

    Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

    a partir de 5,99/mês*

    ou
    BLACK
    FRIDAY
    Impressa + Digital
    Impressa + Digital

    Receba 4 Revistas no mês e tenha toda semana uma nova edição na sua casa (menos de R$10 por revista)

    a partir de 39,96/mês

    ou

    *Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
    *Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

    PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
    Fechar

    Não vá embora sem ler essa matéria!
    Assista um anúncio e leia grátis
    CLIQUE AQUI.