Black Friday: Assine a partir de 1,49/semana
Continua após publicidade

Candidato à sucessão de May, Corbyn apoia protesto contra Trump em Londres

Manifestantes contrários à presença do americano organizam ato para terça-feira, quando inflarão versão de 6 metros de altura do balão 'Baby Trump'

Por Da Redação
Atualizado em 30 jul 2020, 19h45 - Publicado em 3 jun 2019, 14h14
  • Seguir materia Seguindo materia
  • O líder do Partido Trabalhista e um candidato a primeiro-ministro do Reino Unido, Jeremy Corbyn, incentivou os protestos marcados para terça-feira 4 contra a visita do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump. Corbyn se alinha ao prefeito de Londres, o também trabalhista Sadiq Khan, um dos britânicos mais hostilizados pelo presidente americano.

    Ao aterrissar no aeroporto londrino de Stansted na manhã desta segunda-feira, 3, Trump disse em sua conta no Twitter que Khan é um “fracassado total”. “Sadiq Khan tem feito um trabalho horrível como prefeito de Londres e tem sido, de forma tola, ‘asqueroso’ com o presidente dos EUA, de longe o aliado mais importante do Reino Unido”, escreveu o líder americano.

    Khan havia comparado a linguagem do presidente com a de “fascistas do século XX”, colocando o americano no mesmo barco que políticos da extrema direita europeia, como o húngaro Viktor Orbán, o italiano Matteo Salvini, a francesa Marine Le Pen e o britânico Nigel Farage.

    O insulto ao colega trabalhista foi o que levou Corbyn a se manifestar. Mas a intromissão de Trump na sucessão de Theresa May como primeira-ministra britânica também teve sua influência. O americano apoia claramente a designação do deputado conservador Boris Johnson, um dos principais defensores da saída do Reino Unido da União Europeia (Brexit) durante a campanha para o referendo de 2016. Trump aconselha Londres a sair do bloco mesmo sem acordo com os europeus.

    “O protesto de amanhã (terça-feira) contra a visita de Estado de Donald Trump é uma oportunidade para levantar-se em solidariedade daqueles que são atacados na América, ao redor do mundo e no nosso próprio país, incluindo, nesta mesma manhã, Sadiq Khan”, rebateu o líder trabalhista em sua conta no Twitter.

    Continua após a publicidade

    A plataforma Together Against Trump (Juntos contra Trump) convocou uma manifestação para terça-feira de manhã na Trafalgar Square. A expectativa é reunir milhares de pessoas para mostrar sua rejeição à visita do presidente americano.

    Baby Trump

    Baby Trump
    Manifestantes pilotam o balão Baby Trump em protesto contra visita de trabalho do presidente americano a Londres – 13/07/2018 (Peter Nicholls/Reuters)

    Em julho do ano passado, a organização conseguiu reunir cerca de 100.000 pessoas em uma manifestação contra a visita de trabalho do americano ao Reino Unido. Um dos destaques foi o balão Baby Trump, um inflável no formato do presidente americano como um bebê, com fraldas e um telefone celular na mão, exposto ao lado do Parlamento.

    Continua após a publicidade

    O Baby Trump voltará a ser inflado nesta visita, mas em proporção ainda maior, no Museu de Londres, ao lado de outro balão gigante com a figura do prefeito londrino trajado com um biquini amarelo. Segundo a BBC, os ativistas arrecadaram ao redor de 18.000 libras para pagar o Baby Trump, que terá 6 metros de altura. Khan deu permissão para ser exposto.

    (Com EFE)

    Publicidade

    Publicidade
    Imagem do bloco

    4 Colunas 2 Conteúdo para assinantes

    Vejinhas Conteúdo para assinantes

    Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

    Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

    Black Friday

    A melhor notícia da Black Friday

    BLACK
    FRIDAY

    MELHOR
    OFERTA

    Digital Completo

    Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

    a partir de 5,99/mês*

    ou
    BLACK
    FRIDAY
    Impressa + Digital
    Impressa + Digital

    Receba 4 Revistas no mês e tenha toda semana uma nova edição na sua casa (menos de R$10 por revista)

    a partir de 39,96/mês

    ou

    *Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
    *Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

    PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
    Fechar

    Não vá embora sem ler essa matéria!
    Assista um anúncio e leia grátis
    CLIQUE AQUI.