Black Friday: Assine a partir de 1,49/semana
Continua após publicidade

Candidato de direita à presidência do Uruguai rejeita apoio de Bolsonaro

Manifestação do presidente brasileiro gera atrito nas relações bilaterais; Lacalle Pou aceita aliança com 'Bolsonaro uruguaio'

Por Da Redação
Atualizado em 30 jul 2020, 19h36 - Publicado em 31 out 2019, 14h47
  • Seguir materia Seguindo materia
  • Candidato de centro direita às eleições do Uruguai, Luis Lacalle Pou repudiou o apoio do presidente Jair Bolsonaro, que havia declarado a sua preferência ao conservador na terça-feira, 29. Lacalle Pou disputa o segundo turno do pleito presidencial no final de novembro contra Daniel Martínez, da Frente Ampla, que governa o país há 15 anos.

    À imprensa uruguaia, Lacalle Pou passou um pito em Bolsonaro por sua ousadia. “Não é algo bom que políticos distintos e, neste caso, governantes emitam ou opinem no que pode acontecer ou se passar em um outro país”, afirmou. “Se eu fosse presidente da República e houvesse um processo eleitoral no Brasil, por mais que eu gostasse mais de um do que de outro, asseguro que esperaria os resultados (eleitorais), pois, ganhe quem ganhar, é com ele que tenho que me dar bem”, concluiu.

    Na terça-feira, 29, Bolsonaro havia defendido a oposição, representada por Lacalle Pou, à Frente Nacional, de esquerda, que governa o país desde o início de 2015. “(O Partido Nacional) está mais alinhado com os nossos pensamentos liberais e econômicos”, disse o presidente ao jornal O Estado de S. Paulo. A atitude gerou atrito nas relações bilaterais.

    O governo do Uruguai manifestou “desconforto” pelo ato de Bolsonaro, como reportou o jornal El Observador. O ministério das Relações Exteriores uruguaio chegou a convocar o embaixador brasileiro, Antonio Simões, para prestar explicações. A atitude da Argentina, onde Bolsonaro deu apoio explícito à reeleição de Maurício Macri e insultou o seu opositor peronista, Alberto Fernández, vitorioso no pleito, foi oposta. O governo de Macri e tampouco ele, como candidato, aceitaram o suporte do presidente brasileiro.

    No dia 24 de novembro, será realizado o segundo turno das eleições presidenciais no Uruguai. O candidato do Partido Nacional enfrenta Daniel Martínez, da Frente Ampla. No primeiro turno, Martínez angariou cerca de 39% dos votos, e Lacalle Pou 30%, de acordo com o jornal uruguaio El País.

    Enquanto o Bolsonaro original é rejeitado por Lacalle Pou, a sua contraparte uruguaia é bem recebida pelo candidato.  O senador Guido Manini Rios, que é visto como o “Bolsonaro uruguaio” e terminou em quarto lugar nas eleições, com com 11% dos votos, declarou apoio a Lacalle Pou logo após o primeiro turno, no dia 27 de outubro. Segundo o EL País, o líder da centro-direita procura montar uma coalizão com outros quatro partidos, dentre eles, o Cabildo Abierto, de Manini, para vencer o segundo turno.

    Publicidade

    Publicidade
    Imagem do bloco

    4 Colunas 2 Conteúdo para assinantes

    Vejinhas Conteúdo para assinantes

    Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

    Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

    Black Friday

    A melhor notícia da Black Friday

    BLACK
    FRIDAY

    MELHOR
    OFERTA

    Digital Completo

    Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

    a partir de 5,99/mês*

    ou
    BLACK
    FRIDAY
    Impressa + Digital
    Impressa + Digital

    Receba 4 Revistas no mês e tenha toda semana uma nova edição na sua casa (menos de R$10 por revista)

    a partir de 39,96/mês

    ou

    *Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
    *Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

    PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
    Fechar

    Não vá embora sem ler essa matéria!
    Assista um anúncio e leia grátis
    CLIQUE AQUI.