Promoção do Ano: VEJA por apenas 4,00/mês

APURAÇÃO DAS ELEIÇÕES 2024

Continua após publicidade

Caravanas de migrantes da América Central chegam aos EUA

Em uma semana, 58 estrangeiros chegaram ao país pela fronteira México-EUA; Donald Trump quer restringir o acesso de imigrantes a asilo no país

Por Da Redação
Atualizado em 4 Maio 2018, 17h03 - Publicado em 4 Maio 2018, 11h02
  • Seguir materia Seguindo materia
  • Caravana de imigrantes da América Central
    Membros de caravana de migrantes da América Central que procuram asilo nos Estados Unidos caminham em direção a fronteira - 29/04/2018 (Edgard Garrido/Reuters)

    Dezenas de novas caravanas de migrantes da América Central entraram nos Estados Unidos para pedir asilo nesta quinta-feira 3, somando 158 estrangeiros entrando no país desde o fim de semana passado, apesar das fortes críticas do presidente americano Donald Trump.

    Setenta homens, mulheres e crianças foram autorizados a entrar no movimentado porto da fronteira do país com o México, de acordo com Alex Mensing, organizador de caravanas do grupo de defesa Pueblos sin Fronteras. Outros 62 migrantes ainda estavam esperando uma chance de iniciar o processo de asilo, disse ele.

    Na segunda-feira, o procurador-geral dos Estados Unidos, Jeff Sessions, reforçou os recursos legais na fronteira, incluindo mais promotores e juízes, para lidar com os grupos de pessoas da caravana.

    Continua após a publicidade

    A odisseia dos centro-americanos somou 3.220 quilômetros de viagem. A caravana, composta majoritariamente de hondurenhos, salvadorenhos e guatemaltecos, partiu do sul do México e seguiu esperançosa da chance de seus membros apresentarem seus pedidos de asilo para as autoridades americanos. Ao mesmo tempo, eles sempre estiveram conscientes da possibilidade de rejeição das solicitações.

    Trump quer endurecer as leis para tornar mais difícil para as pessoas reivindicarem asilo. Segundo ele, os Estados Unidos passaram por um aumento de mais de dez vezes nos pedidos de asilo em relação a 2011.

    Ele criticou as chamadas políticas de “pegar e soltar” que permitem que alguns migrantes permaneçam nos Estados Unidos enquanto seus casos aguardam audiência em um sistema legal entupido.

    Publicidade

    Publicidade

    Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

    Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

    Veja e Vote.

    A síntese sempre atualizada de tudo que acontece nas Eleições 2024.

    OFERTA
    VEJA E VOTE

    Digital Veja e Vote
    Digital Veja e Vote

    Acesso ilimitado aos sites, apps, edições digitais e acervos de todas as marcas Abril

    2 meses por 8,00
    (equivalente a 4,00/mês)

    Impressa + Digital
    Impressa + Digital

    Receba 4 Revistas no mês e tenha toda semana uma nova edição na sua casa (equivalente a 12,50 por revista)

    a partir de 49,90/mês

    *Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
    *Pagamento único anual de R$118,80, equivalente a 9,90/mês.

    PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
    Fechar

    Não vá embora sem ler essa matéria!
    Assista um anúncio e leia grátis
    CLIQUE AQUI.