Cardeais usam crachá para se conhecer antes do conclave no Vaticano
Já estão em Roma 183 cardeais, sendo 120 eleitores; o italiano Giovanni Angelo Becciu anunciou, em nota, sua renúncia à participação na eleição do papa

Durante as congregações gerais, as reuniões que antecedem o conclave, os cardeais presentes no Vaticano estão utilizando crachás de identificação para facilitar o reconhecimento entre si. Como muitos vêm de diferentes partes do mundo e nem todos se conhecem pessoalmente, os crachás têm sido uma ferramenta útil nesse momento de preparação. As reuniões são conduzidas, em geral, em italiano, com o apoio de tradutores para os que não dominam o idioma.
Na manhã desta terça-feira, 29, o Vaticano informou que foi realizada a sexta congregação geral no processo preparatório para o conclave. A sessão começou às 9h e terminou por volta das 12h30, no horário local. Ao todo, foram feitas vinte intervenções pelos cardeais.
Segundo o Vaticano, já estão em Roma 183 cardeais, sendo 120 com direito a voto no conclave. A expectativa é de que o número de eleitores chegue a 133, mas dois já anunciaram que não irão participar por motivos de saúde. Os nomes deles não foram divulgados oficialmente.
Cardeal fora
Entre os ausentes estará o cardeal Giovanni Angelo Becciu, de nacionalidade italiana, que tornou pública sua decisão de renunciar à participação na eleição do próximo Santo Padre. Em nota, ele afirmou: “Preocupado com o bem da Igreja, que servi e continuarei a servir com fidelidade e amor, assim como para contribuir com a comunhão e a serenidade do conclave, decidi obedecer, como sempre fiz, à vontade do papa Francisco de não entrar no processo, embora continue convicto de minha inocência”.
Becciu foi condenado por desvios financeiros. Entre os crimes, destacam-se a compra de um imóvel de luxo em Londres, utilizando dinheiro de uma coleta anual para obras de caridade. Em dezembro de 2023, Becciu foi sentenciado, em primeira instância, a cinco anos e meio de prisão pela justiça da Santa Sé. Becciu, ex-conselheiro próximo de Francisco, havia ocupado posições de alta responsabilidade na Cúria romana, incluindo a Congregação para a Causa dos Santos e a Secretaria de Estado.
O conclave está previsto para começar no dia 7 de maio. Fontes vaticanas estimam que o nome do sucessor do papa Francisco possa ser conhecido entre os dias 8 e 9 de maio, caso o processo se estenda por vários escrutínios, como já ocorreu em ocasiões anteriores.