Cardeal ‘papável’ vai rezar terço por Francisco na Praça São Pedro
Papa segue internado em Roma. Atmosfera da cidade se assemelha ao filme 'Conclave', que concorre ao Oscar

Roma se comove com o estado crítico de saúde do papa Francisco. Está prevista para a noite desta-segunda-feira, 24, às 21h (17h no horário de Brasília), uma oração coletiva para rezar o terço (Santo Rosario, em italiano), conduzida pelo cardeal italiano Pietro Parolin, nome forte que a imprensa italiana vem apontando para um possível conclave.
O Vaticano informou que a pregação vai ocorrer na Praça São Pedro e o canal Vatican News, do YoutTube, transmitirá ao vivo a cerimônia. O pontífice está internado no hospital público Agostino Gemelli desde o dia 14 de fevereiro e segundo o boletim divulgado besta manhã, ele passou uma “noite tranquila, dormiu e está repousando”.

Elenco de filme se manifesta sobre internação
A atmosfera da capital italiana se conecta com a narrativa do universo cinematográfico. Na noite de domingo, durante a cerimônia do SAG AWards 2025, em Los Angeles, o filme Conclave, dirigido por Edward Berger, conquistou o prêmio de Melhor Elenco.
Com a vitória, o elenco se manifestou sobre as coincidências entre a vida real e a ficção. Isabella Rossellini, nascida em Roma e indicada ao Oscar por sua atuação no longa, declarou: “Antes de mais nada, gostaríamos de expressar nossos votos de pronta recuperação ao papa Francisco”, afirmou. Em seguida, acrescentou que o filme explora a escolha de um novo representante da Igreja Católica, um processo altamente sigiloso que ocorre no coração do Vaticano, dentro da magnífica Capela Sistina, com murais pintados por Michelangelo. E completou: “Como italianos, talvez estejamos mais acostumados do que os estrangeiros com os debates internos da Igreja, que, no fim das contas, refletem as discussões de qualquer sociedade: o papel dos homossexuais, dos conservadores, dos progressistas e das mulheres”.
O ator Sergio Castellitto, que dá vida ao cardeal Tedesco, também comentou sobre a relação especial entre os romanos e o papa. “Morar tão perto do Santo Padre nos proporciona uma conexão mais direta”, afirmou ele. “Observamos o helicóptero partindo de sua residência e comentamos: ‘Ah, hoje ele vai viajar’.” Diante de toda essa repercussão, Conclave pode realmente ter chances de levar o Oscar de Melhor Filme. A cerimônia ocorre no próximo dia 3 de março.