Black Friday: Assine a partir de 1,49/semana

Cartão-postal francês, Torre Eiffel reabre após recorde de 9 meses fechada

Reabertura ocorre em um momento de novas restrições impostas pelo governo para frear propagação da variante Delta

Por Da Redação 16 jul 2021, 11h39

Principal cartão-postal da França, a Torre Eiffel reabriu as portas para visitação do público nesta sexta-feira, 16, pela primeira vez em nove meses, o tempo mais longo sem presença de visitantes desde a Segunda Guerra Mundial.

Fechada desde outubro, durante a segunda onda de Covid-19 no país, a Dama de Ferro permaneceu fechada por mais tempo do que outros monumentos franceses por conta de reformas.

A reabertura ocorre em um momento de novas restrições impostas pelo governo francês para frear a propagação da variante Delta, descoberta pela primeira vez na Índia e com alta capacidade de transmissão. Nesta semana, o presidente Emmanuel Macron anunciou novas medidas para evitar uma quarta onda de Covid-19 no país, entre elas a obrigatoriedade de apresentar documentos que comprovem a vacinação para entrar em restaurantes e bares.

A nova exigência fez com que os franceses corressem até os postos de vacinação para receber as doses dos imunizantes. Na última quarta-feira, 14, o número de pessoas vacinadas em um dia foi recorde: 1,3 milhão de pessoas. A França vacina, no momento, pessoas com menos de 35 anos.

Para a Torre Eiffel, a necessidade de apresentar o passe começa a valer a partir da próxima quarta-feira, 21. Maiores de 18 anos deverão comprovar que estão completamente vacinados ou apresentar testes com resultado negativo para o novo coronavírus nas últimas 48 horas.

Continua após a publicidade

“O turismo está de volta a Paris, e podemos mais uma vez compartilhar a felicidade com visitantes de todo mundo”, declarou o diretor da empresa que administra a Torre Eiffel, Jean François Martins.

À agência de notícias AFP, no entanto, Martins ressaltou que o passe sanitário para visitantes, além da diminuição de capacidade, representam “complicações operacionais adicionais”, embora sejam “administráveis”.

A capacidade ficará limitada a 50%, com cerca de 10.000 a 25.000 visitas diárias. Desde o dia 1º de junho, quando foi possível reservar ingressos para a reabertura, 70.000 entradas foram adquiridas para os meses de julho e agosto. Destes ingressos, metade foi reservada pelos franceses e a outra metade para estrangeiros.

Continua após a publicidade

A França abriu as suas fronteiras para turistas internacionais nesse verão, porém as regras variam de país para país. Por conta das restrições que ainda estão em vigor e o medo da nova variante, o número de visitantes está longe daquele que comumente é visto. 

Desde o início da pandemia, mais de 5,83 franceses foram diagnosticados com a Covid-19 e 111 mil vieram a óbito. Com o avanço da campanha de vacinação na União Europeia, a França já aplicou mais de 36,4 milhões de doses de vacina, o equivalente a 53,9% de sua população.

Publicidade

Imagem do bloco

4 Colunas 2 Conteúdo para assinantes

Vejinhas Conteúdo para assinantes

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Black Friday

A melhor notícia da Black Friday

BLACK
FRIDAY

MELHOR
OFERTA

Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 5,99/mês*

ou
BLACK
FRIDAY
Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba 4 Revistas no mês e tenha toda semana uma nova edição na sua casa (menos de R$10 por revista)

a partir de 39,96/mês

ou

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.