Promoção do Ano: VEJA por apenas 4,00/mês

APURAÇÃO DAS ELEIÇÕES 2024

Continua após publicidade

Casa Branca quer crianças imigrantes detidas por período mais longo

Menores permaneceriam com suas famílias; mais de 500 deles ainda estão sob responsabilidade do governo, separados de seus pais

Por Da Redação
Atualizado em 30 jul 2020, 20h10 - Publicado em 6 set 2018, 20h25

O governo de Donald Trump vai propor mudança na lei que proíbe crianças imigrantes serem detidas por mais de 20 dias. Adotada desde 1997, a legislação tem sido descumprida sistematicamente desde a adoção da política de “tolerância zero” às imigrações ilegais pela Casa Branca, em maio.

A medida resultou na prisão de estrangeiros indocumentados na fronteira e na separação de seus filhos, levados a abrigos.

Os departamentos de Segurança Interna e de Saúde tomarão a iniciativa de derrubar essa lei. Segundo o jornal Washington Post, as mudanças permitiriam à agência federal de imigração (ICE) expandir suas instalações para acolher as famílias de imigrantes detidos, inclusive suas crianças, por períodos mais longos. O governo planeja novos centros de detenção, com espaço para 12.000 camas.

Sob sua responsabilidade, o governo tem mais de 500 imigrantes menores de idade, abrigados em centros espalhados pelo país. Desde a adoção da política de tolerância zero, em maio, 2.600 crianças foram separadas de seus familiares quando tentavam ingressar nos Estados Unidos. Cerca de 2.100 puderam retornar a suas famílias depois de Trump ter determinado a reunificação, por decreto, em junho.

Continua após a publicidade

A flexibilização da lei deverá gerar uma nova batalha judicial no país, segundo o Post. As mudanças indicam a intenção de Trump de manter o ponto central de sua política de tolerância zero – a criminalização e a prisão imediata do imigrante indocumentado pego na fronteira.

A política anterior, definida pelo então presidente Barack Obama, permitia ao imigrante responder à Justiça em liberdade e, portanto, manter-se junto de seus familiares.

 

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Veja e Vote.

A síntese sempre atualizada de tudo que acontece nas Eleições 2024.

OFERTA
VEJA E VOTE

Digital Veja e Vote
Digital Veja e Vote

Acesso ilimitado aos sites, apps, edições digitais e acervos de todas as marcas Abril

2 meses por 8,00
(equivalente a 4,00/mês)

Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba 4 Revistas no mês e tenha toda semana uma nova edição na sua casa (equivalente a 12,50 por revista)

a partir de 49,90/mês

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$118,80, equivalente a 9,90/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.