Relâmpago: Revista em casa por 8,98/semana

Casamento do bilionário Jeff Bezos em Veneza é alvo de protestos

A cerimônia, que custará entre 20 e 30 milhões de euros, provoca insatisfação entre os locais por impulsionar turismo em massa

Por Sara Salbert Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO Atualizado em 23 jun 2025, 09h30 - Publicado em 23 jun 2025, 09h30

Ativistas da ONG ambientalista Greenpeace se juntaram nesta segunda-feira, 23, aos protestos contra o casamento do bilionário Jeff Bezos com a jornalista Laura Sanchez, marcado para o fim de junho em Veneza, na ItáliaA cerimônia, que deve atrair cerca de 200 convidados e custar entre 20 e 30 milhões de euros (até R$ 190 milhões), foi apelidada de “o casamento do século” e já provoca insatisfação entre os locais por impulsionar o turismo em massa.

Manifestantes do Greenpeace Itália e do grupo britânico “Todo mundo odeia Elon”, em referência ao CEO do X e da Tesla, Musk, fixaram uma enorme faixa na Praça de São Marcos, no centro de Veneza, com uma foto do dono da Amazon rindo e os dizeres: “Se você pode alugar Veneza para o seu casamento, você pode pagar mais impostos” – parte do movimento global que cobra a taxação de grandes fortunas.

As datas e o local exato da luxuosa festa são sigilosos, mas as celebrações devem ocorrer ao longo de três dias, entre 26 e 28 de junho, na ilha de San Giorgio Maggiore, em frente à Praça São Marcos. Entre os convidados estão celebridades como Oprah Winfrey, Leonardo DiCaprio, Katy Perry e Ivanka Trump, filha do presidente dos Estados Unidos. 

Insatisfação

Desde março, quando o prefeito veneziano, Luigi Brugnaro, confirmou a cerimônia, moradores iniciaram uma campanha contra o evento. Para a população local, celebrações VIP como essa escancaram a transformação da cidade em um “playground para ricos”, enquanto os moradores arcam com o aumento no custo de vida, o desaparecimento do comércio local e o cerceamento do espaço público.

O prefeito Brugnaro, por sua vez, disse estar “orgulhoso” da escolha do casal e argumentou que o casamento do bilionário trará benefícios econômicos para os negócios locais. O secretário de Turismo, Simone Venturini, argumentou que a cidade já sediou a cúpula do G7, a Bienal e outros casamentos de celebridades “muito mais complexos”, e que só uma “minoria de manifestantes profissionais” vê problemas em um evento privado.

Com cerca de 50 mil habitantes, Veneza sofre há décadas com o êxodo da população local, provocado pela alta nos preços dos aluguéis, pela especulação imobiliária e pela dependência econômica do turismo. Em abril, entrou em vigor uma taxa de cinco euros para turistas que visitam a cidade apenas durante um dia, tentativa das autoridades locais de conter o fluxo desenfreado de visitantes.

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*
Apenas 9,90/mês*
OFERTA RELÂMPAGO

Revista em Casa + Digital Completo

Receba 4 revistas de Veja no mês, além de todos os benefícios do plano Digital Completo (cada edição sai por menos de R$ 9)
A partir de 35,90/mês

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
Ofertas exclusivas para assinatura Anual.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.