Black Friday: Assine a partir de 1,49/semana
Continua após publicidade

Chanceler norte-coreano viaja para encontro com ministra sueca

O país europeu é um dos poucos países ocidentais com embaixada em Pyongyang; cúpula entre Trump e Kim Jong-un pode ser tema de conversações

Por Da redação
15 mar 2018, 10h38
  • Seguir materia Seguindo materia
  • O ministro norte-coreano das Relações Exteriores, Ri Yong Ho, fez escala nesta quinta-feira em Pequim antes de viajar para a Suécia, país que representa os interesses americanos em Pyongyang, no momento em que Coreia do Norte e Estados Unidos preparam uma histórica cúpula.

    Segundo o jornal sueco Dagens Nyheter, que na semana passada citava fontes diplomáticas, a chefe da diplomacia sueca, ministra Margot Wallström, vai-se reunir “em breve” com Ri.

    As conversações “se concentrarão nas responsabilidades consulares da Suécia como um poder de proteção para os Estados Unidos, Canadá e Austrália“, afirmou o ministério sueco em comunicado, mas também abordará a situação de segurança na Península da Coreia.

    A Suécia tem relações diplomáticas com a Coreia do Norte desde 1973 e agora é um dos poucos países ocidentais a ter uma embaixada em Pyongyang. A embaixada do país representa os interesses americanos na Coreia do Norte, já que Washington não tem relações diplomáticas com o regime de Kim Jong-un.

    Niklas Swanstrom, do Instituto de Segurança e Política de Desenvolvimento, com sede em Estocolmo, disse que tal reunião seria apenas preliminar para as conversas de alto nível, mas elas poderiam dar uma indicação sobre quais os interesses e demandas da Coreia do Norte.

    Continua após a publicidade

    “O pressuposto é, naturalmente, que eles falarão um pouco sobre as conversações propostas entre Donald Trump e Kim Jong-un”, disse à Associated Press, observando que as relações entre as duas Coreias “melhoraram significativamente” nas últimas semanas.

    Uma histórica cúpula entre Trump e Kim Jong-un pode acontecer antes do fim de maio, anunciou na semana passada um funcionário de alto escalão do governo sul-coreano, após meses de tensão e de ameaças de guerra em torno do programa nuclear norte-coreano.

    A Suécia é apontada por alguns rumores como o possível local de encontro entre os dois líderes, embora uma vila do lado sul-coreano da Zona Desmilitarizada entre as Coreias seja vista como local mais provável.

    (Com AFP e AP)

    Publicidade

    Publicidade

    Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

    Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

    Black Friday

    A melhor notícia da Black Friday

    BLACK
    FRIDAY

    MELHOR
    OFERTA

    Digital Completo

    Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

    a partir de 5,99/mês*

    ou
    BLACK
    FRIDAY
    Impressa + Digital
    Impressa + Digital

    Receba 4 Revistas no mês e tenha toda semana uma nova edição na sua casa (menos de R$10 por revista)

    a partir de 39,96/mês

    ou

    *Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
    *Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

    PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
    Fechar

    Não vá embora sem ler essa matéria!
    Assista um anúncio e leia grátis
    CLIQUE AQUI.