Chapéu de Melania na posse do marido divide opiniões e viraliza nas redes
Com os olhos quase totalmente encobertos pela aba de lã, visual suscitou análises profundas sobre uma primeira-dama distanciada e piadas na internet

Melania Trump chamou a atenção com um visual misterioso durante a posse de seu marido, Donald Trump, como presidente dos Estados Unidos, nesta segunda-feira, 20. A primeira-dama escolheu um conjuntinho de casaco e saia azul marinho, acompanhado de saltos stiletto e um chapéu boater, popularizado no início do século XX, do chapeleiro nova-iorquino Eric Javits, cuja aba de lã cobriu quase totalmente seus olhos.
O visual não passou despercebido nas redes sociais, tornando-se rapidamente um dos tópicos mais comentados. Enquanto muitos elogiaram o look pela sua elegância, outros o consideraram excessivamente fechado e impessoal. A peça, em particular, foi vista por alguns como uma tentativa de Melania se distanciar ainda mais do público, o que gerou comparações com figuras da realeza. Em 2017, vestindo Ralph Lauren, ela usou o soft power da moda para transmitir a imagem de esposa presidencial mais acessível. Agora, sua roupa parece quase um escudo físico que a afasta do mundo exterior.


“(Com) o rosto meio escondido pelo chapéu, Melania permanece indiferente”, disse à emissora americana CNN a professora Nichola Gutgold, autora de Electing Madam Vice President: When Women Run, Women Win.
+ Os segredos da esfinge Melania Trump
Com um leve toque combativo em seu conjunto — algo que não é incomum para ela que, como primeira-dama de 2017 a 2021, passou a usar vestidos mais estruturados, de inspiração militar, e terninhos de saia em cáqui, marinho e cinza –, ela contribui para a imagem de uma pessoa que, tirando um discurso aqui e ali e entrevista ensaiada, raramente pronuncia palavra em público.

Praticamente ausente da campanha de Trump no ano passado, ela não planeja se mudar para a Casa Branca em tempo integral no segundo mandato de seu marido, contrariando mais uma vez o protocolo das primeiras-damas americanas. Espera-se que Melania passe a maior parte dos próximos quatro anos entre Nova York e Palm Beach, na Flórida, segundo a mídia dos Estados Unidos. Ela deve aparecer em eventos oficiais de maior relevância, mas sem a dedicação integral esperada para o papel de primeira-dama.
Entre as críticas mais despreocupadas nas redes sociais, o chapéu de Melania foi comparado ao personagem “Papa Burguer” (Hamburglar) do McDonald’s e até ao icônico Michael Jackson.
Why the hell does Melania Trump look like the Hamburgler? pic.twitter.com/FVXt80zGe8
— CALL TO ACTIVISM (@CalltoActivism) January 20, 2025
Por outro lado, seus apoiadores, especialmente os ativistas do movimento MAGA (Make America Great Again), a elogiaram pela elegância e sofisticação. “Melania Trump é o exemplo de elegância, bom gosto e sofisticação de que nosso mundo tanto precisa”, disseram.
Para o estilista Adam Lippes, responsável pelo design, a escolha de Melania é uma celebração da beleza da democracia americana. “O traje da Sra. Trump foi criado por alguns dos melhores artesãos da América e tenho grande orgulho em mostrar esse trabalho para o mundo”, disse Lippes em um comunicado.
A ex-modelo Melania tem um histórico de escolhas de moda chamativas. Talvez o mais notório de seus muitos escândalos de alfaiataria tenha sido a jaqueta estampada com os dizeres “I really don’t care. Do u?” (Eu realmente não me importo. E você?, em tradução livre) usada para visitar centros de detenção que mantêm crianças imigrantes.