Black Friday: Assine a partir de 1,49/semana

Chefe da ONU diz apoiar criação de agência que regule IA

António Guterres citou Agência Internacional de Energia Atômica como exemplo a ser seguido

Por Da Redação
12 jun 2023, 18h43

O secretário-geral da Organização das Nações Unidas, António Guterres, disse nesta segunda-feira, 12, apoiar uma proposta feita por alguns executivos da área da Inteligência Artificial (IA) de criar um órgão internacional de vigilância da nova tecnologia, à exemplo do que já é feito com energia nuclear Agência Internacional de Energia Atômica (AIEA).

“Eu seria favorável à ideia de que poderíamos ter uma agência de inteligência artificial inspirada no que é hoje a agência internacional de energia atômica”, comentou

Apesar de Guterres afirmar que criar uma instituição seria “muito interessante”, somente os Estados-membros podem criar a agência, não o secretariado das Nações Unidas. A IAEA, por exemplo, sediada em Viena e criada em 1957, promove o uso seguro, protegido e pacífico de tecnologias nucleares, enquanto observa possíveis violações do Tratado de Não Proliferação. 

A tecnologia de IA generativa, técnica de algoritmos de aprendizado de máquina que produz conteúdo a partir de informações que já existem, cativou o público desde que o ChatGPT foi lançado, há mais de seis meses. No entanto, a inteligência se tornou um foco de preocupação desde que descobriram sua capacidade de criar imagens deepfake e outras desinformações. 

+ IA é ameaça tão grande quanto guerra nuclear, dizem especialistas

“Os alarmes sobre a mais recente forma de inteligência artificial, IA generativa, são ensurdecedores. E são mais altos vindos dos desenvolvedores que a projetaram”, disse Guterres a repórteres. “Devemos levar esses avisos a sério”.

Continua após a publicidade

O secretário-geral anunciou planos para começar a trabalhar até o final do ano em um um órgão consultivo de IA de alto nível para revisar regularmente os acordos de governança da nova tecnologia e oferecer recomendações sobre como eles podem se alinhar com os direitos humanos, o estado de direito e o bem comum.

O criador do ChatGPT, Sam Altman, afirmou no mês passado que um órgão como a AIEA poderia impor restrições à implantação da tecnologia, além de verificar os padrões de segurança. O primeiro-ministro britânico, Rishi Sunak, também apoiou a ideia e comentou que deseja que o Reino Unido seja o lar da regulamentação global de segurança da IA.

Publicidade

Imagem do bloco
Continua após publicidade

4 Colunas 2 Conteúdo para assinantes

Continua após publicidade

Vejinhas Conteúdo para assinantes

Continua após publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Black Friday

A melhor notícia da Black Friday

BLACK
FRIDAY

MELHOR
OFERTA

Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 5,99/mês*

ou
BLACK
FRIDAY
Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba 4 Revistas no mês e tenha toda semana uma nova edição na sua casa (menos de R$10 por revista)

a partir de 39,96/mês

ou

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.