Fortaleça o jornalismo: Assine a partir de R$5,99
Continua após publicidade

Chile registra maior número de casos e mortes por coronavírus em 24h

País contabiliza 3.520 infecções e 31 óbitos em um só dia; Senado chileno passa por surto, com quatro parlamentares contaminados

Por Da Redação
Atualizado em 4 jun 2024, 14h34 - Publicado em 19 Maio 2020, 18h45
  • Seguir materia Seguindo materia
  • O Chile registrou, nesta terça-feira, 19, números recordes de novos casos de contaminação e de mortes causadas pelo novo coronavírus. As autoridades chilenas alertam para o perigo de sobrecarga do sistema de saúde, ao mesmo tempo em que o Senado do país registra um surto, com quatro parlamentares infectados.

    Na terça-feira, houve mais 3.520 contaminações e 31 mortes. O ministro da Saúde chileno, Jaime Mañalich, informou que os dados elevam o total de contágios para 49.579, enquanto o de óbitos passou a 509.

    “Os números são muito preocupantes. De uma média de 2.500 casos por dia, saltamos para 3.250, sendo que 421 são assintomáticos”, disse Mañalich. O ministro afirmou esperar que os casos registrados não levem a um agravamento no estado de saúde dos infectados nos próximos dias, o que poderia “sobrecarregar a rede de atendimento”.

    ASSINE VEJA

    Covid-19: Amarga realidade
    Covid-19: Amarga realidade As cenas de terror nos hospitais públicos brasileiros e as saídas possíveis para mitigar a crise. Leia nesta edição. ()
    Clique e Assine

    “Estamos em um momento complexo”, disse o titular da pasta.

    Até esta semana, o recorde de novas infecções em 24h era de 2.660, e o de mortes, 29. As duas marcas foram registradas na semana passada e foram responsáveis por levar o governo chileno a decretar o confinamento obrigatório na região metropolitana de Santiago. A medida afeta sete milhões de pessoas, aproximadamente.

    Continua após a publicidade

    Nas últimas 24 horas, também aumentou o número de pacientes que dependem de respiradores artificiais, de 670 para 728. Destes, 134 estão em estado crítico. Enquanto isso, a ocupação da rede hospitalar da capital chegou a 93%.

    O Chile é o quarto país da América Latina mais afetado pela pandemia, atrás apenas do Brasil, Peru e México. Com 2,6 casos a cada 1.000 habitantes, contudo, ultrapassa o Brasil (com 1,5 mortes a cada 1.000 habitantes) e o México (0,41 mortes a cada 1.000 habitantes).

    Nas fileiras do Senado

    Também nesta terça-feira, o senador governista José García Ruminot tornou-se o quarto integrante da casa legislativa a ser diagnosticado com a Covid-19, doença causada pelo novo coronavírus. O Senado estava operando normalmente até a semana passada.

    Ainda serão divulgados os resultados dos exames feitos em outros parlamentares e funcionários do Senado, que aumentar o total de contaminações. Antes de Ruminot, também testaram positivo para a Covid-19 os senadores Rabindranath Quinteros, do Partido Socialista; Jorge Pizarro, do Democracia Cristã; e Manuel José Ossandón, do Renovação Nacional.

    O caso de Quinteros, vice-presidente do Senado de 76 anos, gerou muita repercussão. Antes de saber o resultado do seu testes na sexta-feira 15, mas já com suspeita de estar com Covid-19, o parlamentar viajou de avião da cidade de Puerto Montt para Santiago. O Ministério Público abriu uma investigação contra o senador, para verificar se ele colocou em risco a saúde de outras pessoas.

    Além disso, quatro ministros que tiveram contato recente com integrantes do Parlamento receberam resultados positivos para o coronavírus. Entre eles, o Secretário Geral da Presidência, Felipe Ward; o da Fazenda, Ignacio Briones; o do Interior, Gonzalo Blumel; e o de Desenvolvimento Social, Sebastián Sichel.

    (Com EFE)

    Publicidade

    Publicidade

    Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

    Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

    Domine o fato. Confie na fonte.

    10 grandes marcas em uma única assinatura digital

    MELHOR
    OFERTA

    Digital Completo

    Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

    a partir de 5,99/mês*

    ou
    Impressa + Digital
    Impressa + Digital

    Receba 4 Revistas no mês e tenha toda semana uma nova edição na sua casa (equivalente a 9,98 por revista)

    a partir de 39,90/mês

    *Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
    *Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

    PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
    Fechar

    Não vá embora sem ler essa matéria!
    Assista um anúncio e leia grátis
    CLIQUE AQUI.