China cria lista secreta de produtos dos EUA isentos de tarifas para aliviar tensão, diz agência
Autoridades chinesas têm contatado empresas de maneira discreta para informar sobre a chamada 'lista branca', segundo a Reuters

A China elaborou uma lista de produtos fabricados nos Estados Unidos que serão isentos de suas tarifas de 125% impostas em meio à guerra comercial travada pelo presidente americano, Donald Trump, informou a agência de notícias Reuters nesta quarta-feira 30.
Autoridades chinesas têm contatado empresas de maneira discreta para informar sobre a chamada “lista branca”, que inclui categorias de produtos que poderão ser importados sem o encargo tarifário, de acordo com o funcionário de uma das empresas contatadas em Xangai.
Embora a lista completa não tenha sido divulgada, sabe-se que já foram concedidas isenções para produtos como medicamentos, microchips, motores de aeronaves e etano, cuja importação depende exclusivamente dos Estados Unidos. Processadoras do gás já vinham solicitando isenção tarifária há meses.
Guerra comercial
A abordagem silenciosa teria como objetivo reduzir os impactos econômicos da guerra tarifária sem comprometer a postura rígida do governo chinês, que já afirmou repetidamente estar disposto a lutar até o fim caso os Estados Unidos mantenham suas tarifas de 145% sobre os produtos do país.
As empresas contatadas foram orientadas a entrar em contato direto com as autoridades locais para saber se seus produtos estão incluídos nas exceções. Além disso, o governo chinês iniciou consultas com empresas para avaliar os efeitos da guerra comercial.
Na terça-feira, Trump disse que “todos os países” o procuram para fechar acordos comerciais, inclusive a China.
O Ministério das Relações Exteriores da China, por sua vez, publicou um vídeo nas redes sociais afirmando que o país não irá “se ajoelhar” e que “ceder a um valentão é como beber veneno para matar a sede”, mas sem mencionar os Estados Unidos nominalmente.