Black Friday: Assine a partir de 1,49/semana

China lança missão histórica para coletar amostras do lado escuro da Lua

Amostras recuperadas pela sonda Chang’e-6 poderão ajudar os cientistas a analisar a evolução da Lua e do próprio sistema solar

Por Da Redação
Atualizado em 8 Maio 2024, 14h02 - Publicado em 3 Maio 2024, 08h57

A China lançou nesta sexta-feira, 3 um veículo espacial não tripulado para uma histórica missão de dois meses de duração que coletará rochas e solo do lado escuro da Lua. É a primeira vez que um país tenta o feito ambicioso.

O Long March-5, maior foguete da China, decolou às 17h27 de Pequim, 06h27 em Brasília, do Centro de Lançamento Espacial de Hainan. O veículo a sonda Chang’e-6, que pousará na Bacia de Aitken, no Pólo Sul do lado escuro da Lua, que está sempre de costas para a Terra.

O lançamento é mais um marco no programa de exploração espacial da China. Em 2018, a sonda Chang’e-4 deu ao país seu primeiro pouso não tripulada na Lua, também no lado oculto. Em 2020, a Chang’e-5 marcou a primeira vez que humanos recuperaram amostras lunares em 44 anos.

Amostras recuperadas pela sonda Chang’e-6 poderão ajudar os cientistas a analisar a evolução da Lua e do próprio sistema solar.

“O Chang’e-6 visa alcançar avanços na tecnologia de projeto e controle da órbita retrógrada da Lua, amostragem inteligente, tecnologias de decolagem e subida e retorno automático de amostras no outro lado da Lua”, disse Ge Ping, vice-diretor do Centro de Exploração Lunar e Engenharia Espacial da Administração Espacial Nacional da China (CNSA), em entrevista antes do lançamento.

Continua após a publicidade

O feito se dá também em um momento em que um número crescente de países, incluindo os Estados Unidos, olha para os benefícios estratégicos e científicos da expansão da exploração lunar. Em janeiro, depois de um feito histórico da Índia, o Japão se tornou o quinto país a pisar na Lua.

No mês seguinte, a IM-1, uma missão financiada pela NASA e projetada pela empresa privada Intuitive Machines, com sede no Texas, pousou perto do pólo sul. O pouso, o primeiro de uma nave espacial fabricada nos EUA em mais de cinco décadas, está entre várias missões comerciais planejadas que desejam explorar a superfície lunar antes da NASA tentar voltar a colocar astronautas americanos no satélite natural, em 2026, e construir o seu acampamento base científico.

Publicidade

Imagem do bloco

4 Colunas 2 Conteúdo para assinantes

Vejinhas Conteúdo para assinantes

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Black Friday

A melhor notícia da Black Friday

BLACK
FRIDAY

MELHOR
OFERTA

Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 5,99/mês*

ou
BLACK
FRIDAY
Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba 4 Revistas no mês e tenha toda semana uma nova edição na sua casa (menos de R$10 por revista)

a partir de 39,96/mês

ou

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.