Black Friday: Assine a partir de 1,49/semana

Cidade no Canadá declara estado de emergência por incêndio florestal

Halifax, no leste do país, foi tomada por uma enorme nuvem de fumaça e quedas de energia; é obrigatório deixar as áreas de risco

Por Da Redação
Atualizado em 29 Maio 2023, 14h19 - Publicado em 29 Maio 2023, 14h18

A cidade de Halifax, no leste do Canadá, declarou estado de emergência local na noite de domingo 28, depois que um incêndio florestal provocou quedas de energia na região e forçou a retirada de moradores. O governo também fechou escolas na área afetada.

Autoridades municipais de Halifax montaram acomodações temporárias para as pessoas desabrigadas pelo incêndio e lembrou aos moradores que é obrigatório deixar as áreas de risco.

Fortes ventos e madeira seca dificultaram as operações de resgate do incêndio florestal, que danificou dezenas de casas na cidade.

“Os socorristas estão trabalhando o tempo todo para manter as pessoas seguras e reduzir as ameaças representadas pelos incêndios”, disse a autoridade municipal de Halifax, capital da província de Nova Escócia, em um comunicado.

+ Comediante, cachorro e mais 100: os candidatos à prefeitura de Toronto

O fogo gerou uma enorme nuvem de fumaça sobre a cidade portuária. De acordo com o município, o estado de emergência deve vigorar por sete dias, a menos que seja removido ou prorrogado.

Continua após a publicidade

Empresas de energia elétrica e telecomunicações na região também foram afetadas. A Nova Scotia Power, concessionária de energia da Nova Escócia, informou no Twitter que desligou temporariamente a energia na área afetada. Empresas de telecomunicações, incluindo Rogers e Bell Aliant, da Bell Canada, também disseram que alguns clientes podem sofrer com interrupções nos serviços.

Nas redes sociais, o primeiro-ministro do Canadá, Justin Trudeau, demonstrou preocupação com os incêndios florestais da região. Ele prestou homenagem aos afetados e esclareceu que está prestando assistência para manter a população segura.

+ Canadá não será intimidado pela China e expulsão de diplomata, diz Trudeau

A situação dos incêndios florestais na Nova Escócia é incrivelmente séria e estamos prontos para fornecer qualquer apoio federal e assistência necessários”, escreveu Trudeau no Twitter.

Continua após a publicidade

As províncias canadenses ocidentais de Alberta e a Colúmbia Britânica também têm lidado com uma primavera excepcionalmente quente em 2023, que provocou vários incêndios florestais e reduziu a produção de petróleo e gás da região.

Neste mês, Alberta chegou a declarar estado de emergência provincial depois que dezenas de milhares de pessoas foram forçadas a deixar suas casas devido a incêndios florestais de intensidade inédita. Porém, de acordo com as autoridades, grande parte do fogo já foi controlada e a produção de energia, retomada.

Publicidade

Imagem do bloco

4 Colunas 2 Conteúdo para assinantes

Vejinhas Conteúdo para assinantes

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Black Friday

A melhor notícia da Black Friday

BLACK
FRIDAY

MELHOR
OFERTA

Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 5,99/mês*

ou
BLACK
FRIDAY
Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba 4 Revistas no mês e tenha toda semana uma nova edição na sua casa (menos de R$10 por revista)

a partir de 39,96/mês

ou

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.